A questão ambiental é quase um movimento social, que expressa os problemas que a falta de um desenvolvimento sustentável adequado pode trazer para a qualidade de vida do ser humano e para o futuro das próximas gerações. Hoje, todos sabem que é vital que o meio ambiente e os recursos naturais sejam preservados.
Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.
→ Soluções para os problemas ambientais no Brasil
O Brasil, assim como qualquer país do mundo, enfrenta ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento.
As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.
Porém, o desequilíbrio ecológico pode ser resultante de atividades humanas desordenadas como: poluição atmosférica, poluição dos rios e lagos, poluição dos mares e oceanos, desmatamento de florestas, matas ciliares e mangues, depredação e captura de espécies para comércio, sobrepesca (captura excessiva de peixes muito ...
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Desmatamento. O desmatamento é uma das intervenções humanas que mais prejudicam o planeta. Pode causar sérios danos ao clima, à biodiversidade e às pessoas. ... Dentre outras consequências, o desmatamento provoca degradação do solo, aumento da desertificação e erosões, muitas vezes comprometendo os sistemas hidrográficos.
Entre as principais ameaças estão a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, a caça e a pesca predatórias, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.
De acordo com o IBGE, 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais. Entre os mais relatados estão queimadas, desmatamento e assoreamento.
Problemas ambientais são uma série de fatores que prejudicam diretamente ou indiretamente a natureza, como queimadas, derrubada de árvores, desmatamento para a criação de pastos, entre outros.
Esses problemas ambientais foram intensificados por qual motivo? resposta: Desmatamento, utilização do carvão mineral e chuvas ácida. e o motivo foi o surgimento das sociedades industriais.
Geração de chuva ácida, pois o sulfeto de hidrogênio (H2S) liberado reage com o oxigênio do ar gerando ácido sufúlrico (H2SO4), que se mistura com a água da atmosfera, precipitando em forma de chuva ácida.
Trata-se de problemas ambientais globais, dos quais podemos citar o efeito estufa, as chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio. Juntos, esses fenômenos podem ocasionar a intensificação do Aquecimento Global e provocar sérios danos às sociedades e à natureza.
Com o passar do tempo percebeu-se que a geração de resíduos industriais, em especial, é resultado da ineficiência de transformação de insumos (matérias–primas, água e energia) em produtos, acarretando em danos ao meio ambiente e custos para a empresa.
Vale destacar que todas as ações do homem geram impactos de variados graus e tipos: o negativo, bastante conhecido, diz respeito à emissão de poluentes, despejo de resíduos nocivos e outras modificações prejudiciais ao meio ambiente. Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação.
Dentre os exemplos de impactos positivos, podemos citar a recuperação de áreas degradadas, a criação de áreas de preservação ambiental e o plantio de mudas de espécies que anteriormente existiam em uma área. Entretanto, não podemos nos esquecer de que normalmente a ação do homem provoca danos ao meio ambiente.
Esses são todos pontos positivos da ponto positivos da relação entre homem e natureza. Os pontos negativos ocorrem pelo excesso, o extrativismo sem escrúpulos, a contaminação do solo e dos rios, a degradação ambiental, a poluição e o aquecimento global e suas mudanças climáticas.
Florestas são queimadas, o solo fica debilitado e as pessoas sofrem. As atividades dos seres humanos interferem cada vez mais na Amazônia. As forças de mercado, a pressão populacional e o avanço da infraestrutura causam impactos em grandes áreas de floresta.
Seus principais impactos ambientais são a formação de grandes latifúndios para a criação de gado, desmatamentos para formar pastagens e implantar indústrias, exploração irregular de recursos hídricos, de combustíveis fósseis e projetos de irrigação e drenagem executados sem critério, que provocam a salinização do solo ...
Impactos Ambientais: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo.
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
O estado que mais desmatou a Amazônia foi o Pará, seguido de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Os números são do sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite) – que há décadas traz dados precisos sobre a destruição que avança na maior floresta tropical do planeta.
A principal causa do desmatamento da amazônia é a ocupação de áreas de reserva florestal por diversas empresas estrangeiras e nacionais que são atraídas para a região por incentivos do governo, que visa dinamizar a economia da região norte, e que, por falta de fiscalização adequada, acaba por desmatar ilegalmente ...
O Pará foi o estado que mais devastou áreas da Floresta Amazônica, que mais destruiu áreas verdes, concentrando 42% das derrubadas. As regiões mais pressionadas foram terras públicas e áreas de proteção ambiental invadidas por madeireiros e garimpeiros.
As queimadas que destroem a Amazônia e chamam atenção mundial são apenas a face mais visível da exploração da maior floresta tropical do mundo. Por trás da derrubada da mata e do fogo, estão poderosos interesses econômicos: a criação de gado, o comércio ilegal de madeira e a produção de soja.
Uma das primeiras iniciativas governamentais para explorar a região amazônica foi uma expedição em 1637 patrocinada pelo então estado do Maranhão e Grão-Pará, que enviou desbravadores pela floresta, que chegou ao Equador.