O Programa de Saúde da Família é uma estratégia do governo que incentiva o aleitamento materno com meta de aumentar o tempo de duração do aleitamento materno em todo o país.
Para promover, proteger e apoiar a amamentação com eficiência, os profissionais de saúde precisam ter habilidade em se comunicar eficientemente com a nutriz, o que se consegue mais facilmente através de aconselhamentos.
O Programa de Aleitamento Materno Exclusivo (PROAME) do Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos.
O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou ...
“O Enfermeiro tem um papel muito importante no aleitamento materno como o de acolher a gestante durante o pré natal, orientar e sanar dúvidas sobre amamentação, apoiar e incentivar a amamentação na primeira hora após o parto, o que reduz, consideravelmente, a mortalidade neonatal”, explica.
Cuidados de enfermagem ao aleitamento materno. Na sala de parto, o cuidado de enfermagem visa contribuir para a ocorrência do contato entre a mãe e o seu filho após o nascimento, o mais precocemente possível, se ambos estiverem em condições físicas e emocionais adequadas.
É importante saber a principal atuação de cada hormônio nesse momento:
Basta continuar ordenhando que ela continua dando leite. Em geral, as vacas dão leite por 10 meses, descansam 2 meses e são inseminadas de novo. Não. As vacas leiteiras, como as das raças jérsei, holandesa e pardo-suíça, são capazes de dar leite por mais de dois anos após o nascimento da cria.
O leite é produzido pelas glândulas mamárias das vacas, que recebem também o nome de úbere. Tais glândulas são compostas por um grande número de células responsáveis pela secreção do leite.
Quando a vaca está fermentando o alimento, ele libera muitos ácidos graxos voláteis, como o ácido butirico e propionico, que irão concentrar líquidos e lactose nas glândulas mamarias, formando o leite.
Por que a vaca dá leite? Porque ela não sabe vender.
São exatamente esses minúsculos glóbulos de gordura, juntamente com partículas coloidais de caseína e de fosfato de cálcio, que são os responsáveis pela cor branca do leite. A caseína é a principal proteína do leite, e é constituída de uma mistura de várias fosfoproteínas.