Em relação à linguagem infantil, dois aspectos deverão ser analisados: as funções comunicativas, que seriam as habilidades comunicativas; e a conversação, que seriam as habilidades conversacionais, compromisso conversacional, fluência do discurso e adequação referencial (dêixis).
O processo de avaliação fonoaudiológica inclui entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, aplicação de testes e procedimentos para identificar as habilidades e as fragilidades no desenvolvimento.
Para avaliação da função pragmática foram registrados 30 minutos de interação entre a criança e um adulto familiar, em situação espontânea e com atividade lúdica do interesse da criança; procurando-se, assim, proporcionar um contexto comunicativo espontâneo.
Desenvolvido por Frankenburg eI Dodds em 1967, o Teste de Triagem Denver pode ser aplicado pelos profissionais da saúde com administração dos itens diretamente à criança, ou questionados ao responsável.
Aplicação do Teste Denver Para realizar o teste é importante criar um ambiente agradável, com a presença da família e com a criança tranquila. O teste consiste em 55 itens, mas somente os que estão à esquerda da linha de idade devem ser aplicados.
É interessante notar que o método Denver pode ser definido como um mecanismo ou um protocolo de abordagens cujo aspecto tende a ser voltado para o desenvolvimento do pequeno. Em outras palavras, ele serve para intervir nos atrasos manifestados pela criança em função do autismo, independente da intensidade.
O bebê com 2 meses já é mais ativo que o recém-nascido, porém, ainda interage pouco e precisa dormir cerca de 14 a 16 horas por dia. Alguns bebês com esta idade podem ser ligeiramente agitados, tensos, com sono leve, enquanto outros podem ser quietos e calmos, dormindo e comendo bem.
Como estimular o bebê
O Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é o processo em que, a partir de estímulos, a criança adquire determinadas habilidades. Por ter um caráter progressivo, é esperado que ela obtenha a capacidade de realizar funções cada vez mais complexas.
Retardo neuropsicomotor é o termo utilizado para definir uma condição em que as habilidades psicomotoras da criança não são adequadas à sua faixa-etária. Ou seja, há um atraso para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, de socialização, motricidade ou comunicação, por exemplo.
A avaliação do desenvolvimento deve ser baseada nos marcos definidos pela escala de desenvolvimento Denver II. Deve-se avaliar o desenvolvimento social, motor e linguagem.
Fatores Genéticos e fatores ambientais e sociais influenciam o desenvolvimento humano. Desenvolvimento reflete continuidade e descontinuidade em seu processo. Desenvolvimento é cumulativo. O desenvolvimento atual de uma pessoa é influenciado pelas experiências anteriores.
Entenda o que é o desenvolvimento neuropsicomotor Em outras palavras, é a capacidade que o indivíduo possui após o amadurecimento do sistema nervoso e cerebral para desenvolver tanto sinapses mentais quanto habilidades motoras.
Como estimular o bebê a andar
São elas:
6 dicas para brincar com bebês de 1 a 3 meses
O que faz o bebê com 3 meses O bebê poderá movimentar os membros de forma simultânea, unir as mãos e abrir os dedos, além de levantar a cabeça e de sacudir os brinquedos, sorri ao ser estimulado e pode soltar gritinhos. Além disso se o bebê estiver sozinho, é capaz de procurar por alguém com os olhos.
Aos três meses o bebê já é capaz de sustentar a própria cabeça. Dois meses mais tarde, consegue se virar, quando deixado de bruços na posição chamada popularmente de “tartaruguinha” (em que se apóia nos antebraços). Mas é apenas no sexto mês que o pequeno consegue se manter sentado com apoio.
Se o bebê mama exclusivamente no peito, isso se dá no 6º mês. É onde o pediatra começa a inserir os sucos, frutas e um tempinho depois a papinha. Com os bebês que mamam leite artificial, isso acontece um pouco antes, por volta dos 3, 4 meses.
Afinal, com quantos meses o bebê senta? Geralmente, os bebês começam a querer sentar quando estão com uns 4 meses, conseguindo ficar sentados com o apoio de algum móvel ou de uma pessoa. Já com 5 para 6 meses, boa parte deles já consegue sentar com o apoio das mãos no chão.
Tabela de Crescimento do Bebê