Luxação Extrusiva Deslocamento parcial do dente fora do seu alvéolo. Dente deslocado para fora do alvéolo; presença de grande hemorragia. Desnível entre os bordos incisais e aumento do espaço periodontal. Realizar diagnóstico diferencial com a fratura radicular.
De acordo com a literatura atual, o tratamento de urgência nas luxações intrusivas é o reposicionamento atraumático e a contenção do elemento dental traumatizado, terapia endodôntica se houver reabsorção inflamatória do osso e da raiz, nas luxações extrusivas devemos realizar reposicionamento do elemento dental e ...
Na concussão dentária, há uma força intensa e súbita sobre as estruturas dentárias e alveolares, mas não o suficiente para fraturar o dente ou o osso do processo alveolar. Na concussão dentária, a força se concentra em uma região muito pequena, lesando-a focalmente.
Quando um dente é avulsionado, a medida imediata a ser tomada é enxaguar o dente com a saliva do paciente, solução salina, ou água tratada e tentar reimplantá-lo até chegar ao dentista.
O melhor lugar para armazenar um dente avulsionado é o seu próprio alvéolo. Após uma avulsão as células do ligamento periodontal remanescentes na superfície da raiz são privadas do suprimento sanguíneo e perdem seus metabólitos celulares armazenados.
Todos já ouviram falar em perda de dente e também a quebra dele. Mas a avulsão dentária é quando um dente é completamente deslocado de seu alvéolo. Na prática, não há muitas diferenças, apesar do caso ser mais sério. Aqui a melhor forma de recuperar o sorriso é por meio do implante imediato.
substantivo feminino [Medicina] Ação de extrair ou arrancar. Direito Aquisição de propriedade pela junção de uma porção de terra deslocada do sítio primitivo por força natural.
O dente deveria ser lavado em água limpa, reimplantado e, logo em seguida, feita uma contenção semi-rígida de 7 a 10 dias. Não sendo possível o reimplante imediato, o elemento deve ser armazenado em leite, solução salina ou saliva8.
É indicada a reposição do dente extruído, com contenção semi-rígida por 2 a 3 semanas. A contenção rígida é indicada, quando ocorrer simultaneamente fratura radicular ou do processo alveolar, devendo ser mantida por 2 a 3 meses (DALE3, 2000).
O traumatismo dentoalveolar é uma lesão caracterizada por envolver elementos dentários, tecidos de suporte periodontal, estruturas moles e ósseas da face.
Como é feita a contenção periodontal? Em primeiro lugar, o cirurgião-dentista precisa identificar a real extensão dos danos. Uma vez detectada a viabilidade, executa-se o procedimento com um fio de metal ou uma tela de fibra de vidro na região lingual dos dentes.
Com relação ao tratamento, no caso do dente mole, o primeiro esforço é no sentido de estabilizar o dente, o que pode ser feito com o uso de uma contenção flexível. O tratamento leva, em média, duas semanas, tempo necessário para os ligamentos de curarem.
É um tratamento utilizado para dentes que se encontram com mobilidade devido às doenças periodontais prévias, traumas ou outras causas. Os especialistas realizam a estabilização do dente em risco, garantindo sua fixação e estabilidade durante a mastigação e a fala.
- Restauração ou prótese: é preciso ajustar as peças ou substituí-las; - Pulpite: o aumento da mobilidade e deslocamento vertical podem ser solucionados com o tratamento endodôntico, que é conhecido como canal.
Em casa:
Os dentes estão em movimento durante toda a vida. Esta mobilidade fisiológica funcional ocorre diariamente, de forma discreta, em todos os dentes naturais e saudáveis. Acontece, por exemplo, durante a mastigação e deglutição dos alimentos, entre outros fatores (ver abaixo). Mas não se preocupe…
Uma das causas de dentes tortos é a falta de espaços nas arcadas dentárias, que poderão ser evitadas, se fizermos um tratamento ortodôntico o mais cedo possível. Vale lembrar que a primeira consulta odontológica deve ser feita antes mesmo de os dentes de leite nascerem. Dentes tortos e aparelhos ortodônticos.
Como surge a periodontite Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai.
Apoiar o braço no rosto – Apoiar a mão no queixo pode gerar bastante pressão nos dentes, e quem costuma repetir o movimento pode acabar entortando os dentes. Falta do aparelho de contenção – Quem usa o aparelho fixo, precisa usar um aparelho de contenção após a retirada.