O sulfato ferroso é o composto de ferro mais utilizado em programas de suplementação devido à sua eficiência e ao baixo custo. Mas o ferro quelato foi proposto como uma alternativa ao sulfato ferroso em virtude das vantagens que apresenta em relação ao primeiro.
Está descrito que tanto ferripolimaltose quanto sulfato ferroso são altamente eficazes na reposição de ferro, contudo, ferripolimaltose é menos tóxico, apresenta menos efeitos adversos, é absorvido mais lentamente e tem custo mais elevado.
SULFATO FERROSO (40MG DE FERRO ELEMENTAR) | farmacia.saude.pe.gov.br.
Cada mL equivale a aproximadamente: 25 gotas quando gotejado verticalmente; Cada mL contém 124,45 mg de sulfato ferroso heptaidratado, equivalente a 25 mg de ferro elementar; Cada gota contém 1 mg do elemento ferro.
A maioria dos estudos teve duração de um a três meses. O sulfato ferroso foi a forma de suplemento mais usada nos estudos. Encontramos evidências de que a suplementação com ferro reduz a prevalência de anemia e a deficiência desse mineral, além de aumentar o nível de hemoglobina no sangue e as reservas de ferro.
“Como o organismo só absorve uma pequena quantidade de ferro da alimentação, a Ingestão Dietética Recomendada (RDA) é de 10mg para homens e mulheres após a menopausa, 15mg para as mulheres com menos de 50 anos e 30mg para as grávidas”, esclarece Adriana Cardoso, nutricionista supervisora do Hospital Sepaco.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para os adultos. Alguns dos principais alimentos que contêm essa vitamina são: Bife de fígado (100 gramas) = 112 mcg de B12.