Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colheitadeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado.
Para traçar a curva de compactação, primeiramente é preciso determinar a umidade. Os cálculos a seguir indicam os valores apresentados para a massa de água (mw), massa da amostra seca (ms) e teor de umidade (w).
Grau de compactação elevado pode reduzir a porosidade do solo, diminuindo a aeração do solo, e aumentando a densidade e resistência do solo à penetração, dificultando o desenvolvimento radicular; e grau de compactação muito baixo pode indicar solo muito solto, comprometendo a retenção de água e o contato solo semente ...
Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos. ... O processo de desertificação abrange uma grande área em todo o mundo, afetando mais profundamente os territórios de países subdesenvolvidos.
Basicamente, as causas da desertificação no Nordeste brasileiro não são as mesmas de outras partes do mundo: a utilização inadequada dos recursos vegetais, por meio do desmatamento; o uso de práticas inadequadas de manejo do solo, como o sobrepasto e o cultivo excessivo; introdução de processos modernos de irrigação e ...
Bahia, Ceará e Pernambuco são os estados mais castigados, embora, proporcionalmente, a Paraíba seja o estado com maior extensão de área comprometida: 71% de seu território já sofrem perdas consideráveis. Em 2013, foram mapeados seis núcleos propensos à desertificação.
Marque a alternativa que não i ndica uma das causas da desertificação letra A alterações climáticas.
Para evitar a desertificação é preciso investir em preservação ambiental, utilizar técnicas agrícolas sustentáveis, promover a educação ambiental e diminuir as emissões de gases poluentes.