Mediante estudos e explanações, podemos dizer que a teoria da assimilação de David Paul Ausubel (1989), ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.
Na teoria de Ausubel, a aprendizagem é mais significativa quando um novo conteúdo é agregado às estruturas do conhecimento do aluno, oferecendo-lhe um significado, baseado em seu conhecimento anterior. ... Isso faz com que o aluno se torne um sujeito ativo e participante do seu processo de aprendizagem.
Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Ausubel define este conhecimento prévio como “conceito subsunçor” ou simplesmente “subsunçor”. ...
Na aprendizagem mecânica, o novo conceito fica isolado na estrutura cognitiva, pois não tem conhecimento prévio ao qual possa incorporar. ... disposição de aprender de modo significativo, ou seja, recusa a memorização (decorar) de um novo conhecimento sem que haja o entendimento real do seu significado.
Inteligência: da Grandeza ao Espectro Uma aprendizagem significativa está relacionada à possibilidade dos alunos aprenderem por múltiplos caminhos e formas de inteligência, permitindo aos estudantes usar diversos meios e modos de expressão.
A aprendizagem significativa é aquela em que o professor tem um papel de mediador, sempre se utilizando do conhecimento prévio do aluno para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse processo os conhecimentos já existentes adquirem novos significados o que torna a aprendizagem relevante e permanente.
Para que a aprendizagem ocorra é preciso que, primeiramente, o educando construa um sentido pessoal e que isso se transforme em significado social. Logo, a primeira preocupação do professor deve ser a de ajudar o aluno a construir sentido sobre o que irá aprender e não a de apresentar conceitos e procedimentos prontos.
Para isso, é papel do professor promover atividades desafiadoras, que estimule o aluno á enfrentar seus obstáculos, aprender com os erros e encarar um feedback como uma atitude construtiva e não derrotista ou pessoal.
Como criar um portal de ensino online?
O primeiro passo para usar o Moodle é ter um cadastro na instituição de ensino em questão. Na maior parte dos casos, a plataforma é usada como um sistema de apoio às disciplinas da universidade ou centro educacional, então, é preciso ser um aluno matriculado na instituição para ter acesso aos materiais.
Para criar atividades em sua sala de aula, acesse a guia Atividades na parte superior da tela da sua turma. Em seguida, clique em Criar e escolha a atividade que se deseja criar. Para isso, selecione a opção que mais se adequa ao seu objetivo.
Criar uma turma
É fácil programar uma videochamada do Meet no Google Agenda. Basta criar um evento e adicionar os convidados. O link da videochamada e o número de acesso (se você for usuário do Google Workspace) são adicionados ao evento do Agenda quando você convida uma ou mais pessoas ou clica em Adicionar conferência.
A seguir, veja como usar o aplicativo com a conta de estudante: