Assim como há alguns tipos de linhas diferentes:
A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.
Horizontal Indica repouso. Também pode se expressar quietude.
duas dimensões (SUPERFÍCIE). inclinadas, ou seja, possui uma angulação diferente de 0°, 90°, 180° e 270°. Linha reta – é aquela que não possui início e fim. ... Linha semi-reta – é aquela que possui início, mas não possui fim.
2- As linhas: A linha ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muitos juntos uns aos outros. RETA: A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza. ... Forma-se combinando-se linhas retas.
Quanto ao tipo de traçado as linhas podem ser: - Cheias ou contínuas: o traço é feito sem nenhuma interrupção, tornando o movimento visual extremamente rápido. - Pontilhadas: representadas por meio de pontos. ... - Combinadas: representadas por meio de traços e pontos alternados.
A LINHA DIAGONAL é secundária em relação à horizontal e à vertical, pois é a síntese e união das duas. Segundo Kandinsky, “a linha diagonal é a forma mais concisa da infinidade de possibilidades dos movimentos.
ONDULADA. É um tipo de linha curva. Sugere movimento suave e rítmico.
A linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir suavidade e sinuosidade. VERTICAL. Indica equilíbrio.
As superfícies dos objetos são diferentes e podemos notar isso ao tocá-las. ... Como é denominado esse aspecto da superfície dos objetos nas Artes Visuais? Forma.
Os elementos da linguagem visual são linha, forma, textura, padrão, direção, orientação, escala, espaço, proporção, ângulo, cor, dimensão, movimento, ponto, volume, sombra, luz, tom, entre diversos outros exemplos. São utilizadas as teorias da arte e do design para a construção das composições visuais.
Um diagrama, um mapa e uma pintura são exemplos de usos da linguagem visual. ... Suas unidades estruturais costumam incluir linha, forma, cor, movimento,textura, padrão, direção, orientação, escala, ângulo, espaço e proporção.
Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.
Elementos da Linguagem