Inicialmente, apenas um único fuso cobria todo o território nacional, o que mudou em 1913, quando o decreto de lei nº 2.
Em 1988 ocorreram diversas modificações. Roraima e Amapá foram elevados à categoria de Estado. A ilha de Fernando de Noronha, que anteriormente era considerada um território, transformou-se em município subordinado ao governo de Pernambuco.
Conheça a distribuição dos quatro fusos horários brasileiros. Conheça a importância do Meridiano de Greenwich, sua história e os locais por onde ele passa. Entenda o que são paralelos e meridianos e a relação com fuso horário.
O território brasileiro, incluindo as ilhas oceânicas, possui quatro fusos horários, todos a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0 graus). Em cada faixa de 15 graus entre pares de meridianos, ocorre a variação de uma hora.
Os fusos horários são numerados de 1 a 12, a partir do meridiano de origem, com sinal positivo para leste, quando as horas estão adiantadas em relação à origem, e sinal negativo para oeste, quando as horas estão atrasadas em relação a ela.
Nós possuímos quatro fuso-horários e ele só existe nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. UTC -2 (Fernando de Noronha): Rio Grande do Norte; Fernando de Noronha, São Pedro, São Paulo (Pernambuco); e Espírito Santo.
Os Fusos Horários, também chamados de zonas horárias, são cada um dos 24 fusos traçados por uma linha imaginária de um polo ao outro do globo terrestre. A finalidade dessa divisão é de padronizar o cálculo de tempo em todo o planeta Terra.