Resposta. Resposta: são aquelas específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a substância ou o composto que está sendo analisado. Física: calor específico, densidade, pontos de fusão e ebulição, coeficiente de solubilidade e dureza.
→ Propriedades específicas Como o próprio nome indica, são aquelas específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a substância ou o composto que está sendo analisado. Exemplos: densidade, pontos de fusão e ebulição e coeficiente de solubilidade.
As propriedades da matéria são as características físicas ou químicas que nela existem e servem para diferenciar os materiais. As propriedades podem ser classificadas em gerais e específicas que, por sua vez, se dividem em: químicas, físicas, organolépticas e funcionais.
As propriedades gerais são aquelas que podem se repetir para substâncias diferentes, que não são exclusivas de um único material. Já as propriedades específicas são exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los.
Propriedades gerais da Matéria
Propriedades Químicas: Referem-se àquelas que, quando são coletadas e analisadas, alteram a composição química da matéria, ou seja, referem-se a uma capacidade que uma substância tem de transformar-se em outra por meio de reações químicas.
Chamamos de propriedades organolépticas aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos: olfato, visão, paladar e tato. São elas: Cor, brilho, transparência, brilho, textura, odor e sabor.
As características organolépticas ou sensoriais englobam: cor, brilho, odor, gosto, grã, textura, densidade, dureza e desenhos da madeira.
As propriedades organolépticas como a cor de uma água é conseqüência de substâncias dissolvidas. Quando pura, e em grandes volumes, a água é azulada. ... O odor e o sabor de uma água dependem dos sais e gases dissolvidos.
A palavra Organoléptica origina do Grego: organon = organismo e letpos = que impressiona....As Propriedades Organolépticas dos Alimentos são:
Os alimentos, como a carne, o peixe e os vegetais, têm cores próprias e quando são apresentados com uma cor diferente podem ser rejeitados pelos consumidores, seja por uma questão de hábito, seja por mostrarem indícios de deterioração.
Resposta: Chamam-se propriedades organolépticas às características dos materiais que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura, o som e o sabor.
Algumas dessas propriedades são: cor, cheiro, sabor, brilho e dureza. Por exemplo, a água é um líquido incolor, insípido e inodoro. As propriedades funcionais são características constantes em determinadas matérias, sendo pertencentes a um mesmo grupo funcional, tais como os ácidos, bases, óxidos e sais.
As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material. ... Já as propriedades físicas são aquelas que são analisadas e coletadas sem que a composição do material se modifique.
Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). ... A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.
Ambas são propriedades gerais da matéria, porém se diferenciam com relação ao volume da matéria. A Compressibilidade se dá quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. ... A Elasticidade é a propriedade em que a matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão.
Elasticidade é o ramo da física que estuda o comportamento de corpos materiais que se deformam ao serem submetidos a ações externas (forças devidas ao contato com outros corpos, ação gravitacional agindo sobre sua massa, etc.), retornando à sua forma original quando a ação externa é removida.
Elasticidade é o percentual de alteração em uma determinada variável, dada uma variação percentual em outra. Pode ser relacionado com sensibilidade ou reação da variável em questão em relação a outras.
Produtos “Inelásticos: independe do preço para que ocorra a compra. Neste caso, mesmo que se aumentem as quantidades ofertadas e se reduzam os preços, (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade) a resposta na demanda mantém-se praticamente inalterada.
Elástica: a quantidade demandada responde com muita intensidade a alterações nos preços EPd > 1; Unitária: a quantidade demandada muda na mesma proporção que o preço se altera EPd = 1; EX: um aumento no preço de 22%, leva uma diminuição da quantidade demandada de 22%.