Cinco lições de Psicanálise: resumo de Freud
O Id, o Ego e o Superego Id: Freud acreditava que a personalidade era composta de três elementos-chave. O primeiro destes a emergir é conhecido como o id. O id contém todos os desejos inconscientes, básicos e primitivos. Ego: O segundo aspecto da personalidade a emergir é conhecido como o ego.
Foi difícil para muitos entender o conceito de inconsciente assim que Freud passou a estudá-lo....Como acessar o inconsciente: 7 vias para Freud
Resumindo, um arquétipo é um modelo ideal, um conjunto de crenças, características, informação e energia que determinam as regras que a nossa mente irá seguir.
Eros refere-se comumente a "amor apaixonado" ou amor romântico; storge ao amor familiar; philia à amizade como uma espécie de amor; e ágape refere-se a "amor altruísta", ou "caridade", como é traduzido nas escrituras cristãs (do latim caritas, qualidade de alguém querido). O termo erótico é derivado de eros.
No Górgias, Platão reconhece que na alma humana há poderes capazes de impedir as decisões da razão. No Fédon, ele fala do conflito da alma com suas paixões. ... Para Edelstein, o mito se forma de acordo com a razão, isto faz com que a parte irracional entre em acordo com a parte racional.
O mito de Er é uma história que Platão conta no livro A República, livro X, de 614b a 621b. ... No mito de Er, o essencial é que fossem quais fossem as injustiças cometidas e as pessoas prejudicadas, as almas injustas pagavam a pena de quanto houvessem feito em vida, a fim de purificarem a alma.
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). ... Portanto a metafísica pode ser considerada o estudo das coisas que estão além da física.
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. Escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, entre outros. Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga.
De uma maneira geral, os elementos centrais do pensamento platônico são: A doutrina das ideias, onde os objetos do conhecimento se distinguem das coisas naturais; A superioridade da sabedoria sobre o saber, uma espécie de objetivo político para a filosofia; A Dialética, enquanto procedimento científico.