Pichon-Rivière começou a trabalhar com grupos na medida em que observava a influência do grupo familiar em seus pacientes. ... A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos.
Porta-voz: é aquele que expressa as ansiedades do grupo, a qual está impedindo a tarefa; Bode expiatório: é aquele que expressa a ansiedade do grupo, mas diferente do porta-voz, sua opinião não é aceita pela grupo, pode-se entender que esse papel assume caráter depositário de todas as dificuldades do grupo, sendo ...
Quais são as técnicas que compõem o trabalho com grupos operativos propostos por Pichon-Rivière? ... A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento) e a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e.
Segundo Pichon-Rivière (1991), o grupo operativo assemelha-se ao funcionamento do grupo familiar (como também propõe Zimerman, 2000) e pode ser definido como um “conjunto de pessoas reunidas por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe, implícita ou explicitamente, ...
O grupo terapêutico potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo. Para Cardoso e Seminotti (2006), o grupo é entendido pelos usuários como um lugar onde ocorre o debate sobre a necessidade de ajuda de todos.
Pichón-Riviére define ECRO, como um conjunto organizado de conceitos gerais, teóricos, referidos a um setor do real, a um determinado universo de discurso, que permite uma aproximação instrumental ao objeto particular (apud ADAMSOM, 2008, p.
O Cone Invertido é composto pelos seguintes vetores: do lado esquerdo - afiliação e pertença, cooperação e eficácia (cumulativos) e do lado direito-comunicação, aprendizagem, telê (qualitativos). A ponta do cone representa a mudança. Assim, quanto mais distante da borda do cone, mais próximo se está da mudança.
Pichon-Rivière apresenta a concepção de uma espiral dialética relativa aos momentos do grupo, ou seja, diante da situação grupal, uma interpretação é gerada e provoca uma desestruturação, e, a seguir, o grupo responde tentando se transformar para dar conta de seu processo, passando por uma reestruturação, em uma nova ...
A teoria do vínculo, da qual Pichon é o precursor, propõe que em todo interior de um grupo as relações intensas que são caracterizadas pelos papéis e funções de cada um, exigem ações que se completam com o modo de viver o grupo e pertencer a ele.
O indivíduo é estudado como parte integrante de um grupo, e é considerado pela teoria do vínculo como uma resultante do interjogo estabelecido entre o sujeito e os objetos externos e internos, numa relação dialética que se expressa através da conduta.
O vínculo social é estabelecido nas relações entre os indivíduos, de forma contínua e integrada. E, por estarem em constante vinculação, as pessoas poderão estar sempre criando, estabelecendo e reparando vínculos prévios com novos vínculos.
Resposta. Resposta: Na presença dessa divisão de papéis que cada indivíduo exerce que é característica da sociedade moderna, um novo tipo de vínculo social se estabelece entre indivíduos: a solidariedade orgânica.
É por meio de um vínculo seguro que a criança desenvolve sua integridade física, emocional e relacional, sua autonomia e independência. Isso é o que se chama de "Vínculo na Infância"! Explicação: ... Olhar nos olhos, sorrir e dar colo para uma criança é tão fundamental quanto mantê-la alimentada, limpa e descansada.