Os principais materiais de restauração utilizados costumam ser resina, amálgama, ouro e porcelana....Dentre as principais propriedades do amálgama, responsáveis pelo material dentário ser selecionado para a realização de restaurações, podemos citar:
Porcelana, zircônia e resinas ceramizadas: mais estética e durabilidade. A resina composta comum e o amálgama de prata, apesar das notórias limitações, continuam sendo os materiais mais utilizados em restaurações dentárias no país.
Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).
Essa resposta depende totalmente do desejo do paciente, o que vai direcionar como o tratamento vai ser definido. Especificamente, quantos dentes serão envolvidos pelas lentes de porcelana ou resina para compor o sorriso. A cor de dente A1 e B1são as mais claras e mais próximas do natural.
E a cor campeã de preferência entre eles é o A1, cor em tom branco (A) e bastante clara (1). Até há alguns anos essa era a cor se seleção para praticamente todos os tratamentos de transformação de impacto com lentes de contato dental ou facetas em porcelana utilizados em artistas, modelos e famosos.
Segundo Vinícius, não existe uma cor natural correta para os dentes, o que existe é uma grande variação da cor natural dos dentes para cada indivíduo. Ou seja, os dentes naturais podem variar de mais claros a mais escuros passando por tons amarelados, marrons e até mesmo acinzentados.
A técnica restauradora direta com resina composta micro-híbrida (Charisma Diamond e Gluma 2 Bond) foi efetiva em restabelecer a função e a estética dos dentes anteriores superiores com eficiência clínica e simplicidade.