Sistemas Paralelos e Distribuídos (SPD) são conjuntos de componentes interligados em rede que cooperam para realizar um conjunto de tarefas. As tarefas podem ser executadas de forma paralela e concorrente, com níveis variados de interação entre as mesmas ao longo do processo.
Para fazer um sistema distribuído se comportar como um sistema único se faz necessário o compartilhamento de dados dos sistemas componentes. Este é um elemento chave que permite diferentes partes trabalharem juntas. Isto é comumente realizado utilizando interfaces de memória reflexiva.
a) Pessoas, hardware, software, dados e redes são os cinco recursos básicos dos sistemas de informação. ... Em outras palavras, podemos dizer que consiste em instruções pré-programadas que coordenam o trabalho dos componentes do hardware para que executem os processos exigidos para cada sistema de informação.
Um sistema possui três componentes ou funções básicos em interação: Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema; • Processamento - processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto; • Saída - transferência de elementos produzidos na transformação até seu destino final.
São exemplos simples de apoio à decisão: as planilhas eletrônicas, os sistemas de análise estatísticas e programas de previsão mercadológica. Os SAD têm como características comum o fato de, além de recuperarem e apresentarem dados, fazemos sobre esses dados diversas análises matemáticas e estatísticas.
Um SAD tem a função de gerar informação, utilizando ferramentas sofisticadas de análise, banco de dados internos e externos, para propiciar ao decisor soluções para as questões essenciais ao funcionamento da empresa, auxiliando assim a tomada de decisão. ...