Os elementos de transição ou metais de transição são definidos pela IUPAC como "Um elemento cujo átomo possui um subnível d incompleto ou que possa vir a formar cátions com um subnível d incompleto" e são representados na tabela pelo bloco D (grupo 3 ao 12).
Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
Derivados halogenados dos hidrocarbonetos (ou hidrocarbonetos halogenados) são compostos orgânicos obtidos pela substituição de pelo menos um átomo de hidrogênio de um hidrocarboneto por átomo de halogênio (por isso, compostos derivados), reação essa, denominada halogenação.
Eles derivam de um hidrocarboneto, que são os carbonetos de hidrogênio. Assim, cada vez que sai um hidrogênio de um, dois ou mais hidrocarbonetos há a entrada de um, dois ou mais halogênios. São halogênios: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e ununséptio.
Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, que são: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio. ... Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).
Eles receberam esse nome por causa da baixa reatividade que possuem. Dentre eles, temos o hélio (He), o neônio (Ne), o argônio (Ar), o criptônio (Kr), o xenônio (Xe) e o radônio (Rn).
argônio
À temperatura ambiente, o Hélio encontra-se no estado gasoso, e na Tabela Periódica dos elementos químicos localizado na família dos Gases Nobres. Na verdade, este gás faz jus à nomenclatura, é considerado um gás nobre por não se misturar com outros elementos, ou seja, é apático a se envolver em reações químicas.
O gás hélio é usado para o enchimento de balões e como líquido refrigerador de materiais supercondutores. Outra aplicação é como gás engarrafado, utilizado por mergulhadores de grande profundidade.
Quantidades bem maiores de hélio aparecem nas reservas de gás natural. O Brasil não produz hélio, mas essas fontes encontram-se nos Estados Unidos, no Canadá, na África do Sul e no Deserto do Saara. Antes de ser usado, esse hélio passa primeiro por um processo no qual ele é separado do gás natural.
gás carbônico