Quando respiramos, o ar deve preferencialmente, entrar pelas narinas, local em que é filtrado por uma ação mecânica dos pelos, da função ciliar e da ação química e bactericida do muco nasal, passa para a nasofaringe, onde é aquecido e umidificado.
Dessa forma, as principais alterações do padrão do ritmo respiratório que podem ser encontradas são denominadas:
Exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Além disso, a fisioterapia respiratória pode ser feita também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente encontra-se entubado, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos.
Além de praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, assim como tomar um chá calmante como o de camomila, ou cápsulas de valeriana são boas opções.
Sente a pessoa em uma posição ereta e confortável e peça que ela respire lenta e profundamente. Verifique se a pessoa tem remédio ou bombinha para a asma e entregue para ela tomar ou respirar. Aguarde mais 4 minutos e observe se a pessoa pode respirar normalmente. Caso contrário, chame imediatamente uma ambulância.
Para o tratamento de sintomas de asma, há três tipos de broncodilatadores: beta-agonistas, anticolinérgicos e xantinas. Estes broncodilatadores estão disponíveis para inalação, por comprimido, líquido e formas injetáveis, mas o método mais utilizado para os beta-agonistas e anticolinérgicos é por inalação.
Medicamento de Referência: Berotec