A ergonomia organizacional é muito importante dentro de um ambiente empresarial, uma vez que ela visa redução de problemas internos causados pela existência de um ambiente de trabalho não tão favorável.
A ergonomia da atividade está centrada na atividade humana, e mais concretamente, na atividade situada na ação. Os ergonomistas se apropriaram do conceito desenvolvido pela Teoria da Análise da Atividade, mas o situaram na ação, o que possibilitou um novo olhar sobre a atividade de trabalho.
- Os traços teóricos principais da ergonomia da atividade enfatizam três dimensões analíticas interdependentes: contexto de trabalho, indivíduo e trabalho. Tais dimensões tecem a “tela de fundo” na qual se inscrevem os problemas práticos que são diagnosticados pelos que praticam essa disciplina.
O conceito de ergonomia no trabalho Trata-se do estudo da relação entre o indivíduo e seu ambiente de trabalho. Ela oferece o conforto adequado, além de métodos de prevenção de acidentes e de patologias que podem surgir para cada tipo de atividade executada. ... Logo, ela contribui para a segurança do trabalho!
Um investimento em melhorias no ambiente de trabalho e nos instrumentos utilizados é indispensável para uma boa qualidade de vida do trabalhador, pois o uso da ergonomia contribui para uma diminuição do cansaço e tornam eficientes os procedimentos que tem como objetivo evitar lesões ao trabalhador.