A pessoa não se permite envolver completamente nas interações com novas pessoas, porque ela se considera socialmente inepta, desagradável e inferior aos outros. Ela tende a ser quieta e tímida, porque acha que se disser alguma coisa, os outros dirão que isso está errado.
É a remoção de um evento punitivo. Ambos utilizam de estímulos aversivos. As punições podem ser de dois tipos: por adição (punição positiva), quando experiências aversivas são adicionadas, ou por subtração (punição negativa), quando facilitadores do comportamento são subtraídos.
Significado de Aversivo adjetivo Que causa aversão ou repugnância a: substância aversiva.
Algumas delas são: Eliciação de respostas emocionais; choro, sudorese, tremor, dores, entre outros…
O operante reforçado negativamente tem o seu motivo garantido: os estímulos condicionais eliciadores continuam presentes e continuam aversivos porque não sofreram procedimento de extinção respondente.
O comportamento habitual no controle aversivo é iludir, adiar, mentir, submeter, ser agressivo, etc. Esses comportamentos têm efeito apenas no curto prazo, uma vez que não eliminam ou suprimem a fonte do medo ou da aversão.
Outras conseqüências geradas pela punição são: a fuga, a esquiva, a revolta e a resistência passiva. Na primeira o indivíduo se comporta visando eliminar o controle aversivo (SKINNER, 1998).
Elas seriam a fuga ou a esquiva! Assim, quando punimos um comportamento estamos simplesmente provocando fuga ou esquiva e não ensinando um comportamento melhor adaptado. ... Uma pessoa punida continua 'inclinada' a comportar-se da forma punível, mas ela evita a punição fazendo alguma outra coisa, (Skinner, 1974/1976, p.