Significado de Levítico substantivo masculino Terceiro livro do Antigo Testamento (Pentateuco) e o único formado inteiramente por leis religiosas e éticas. Seu nome origina-se da tribo levita ou de Levi, de quem descendiam os sacerdotes.
Em Levítico o Pecado, os sacrifícios e a Expiação apontam para Jesus Cristo, pois somente ele pode nos levar até a Deus. E em Levítico entendemos que é necessário confessar os nossos pecados e nos arrepender verdadeiramente, afim de alcançarmos perdão, graça e misericórdia.
Números também demonstra a importância da santidade (tema fundamental do Levítico), fé e confiança: apesar da presença de Deus e de seus sacerdotes, Israel ainda não tem fé suficiente e, por isso, a conquista da terra prometida fica para uma nova geração.
O Deuteronômio sublinha a singularidade de Deus, a necessidade de uma drástica centralização de sua adoração e a preocupação com a posição dos pobres. Seus muitos temas podem ser organizados à volta de três pilares principais: Israel, o Deus de Israel e a aliança que os une.
Bará significa “criar/fazer”, e asah também. Essas duas palavras podem ainda ser utilizadas em reforço mútuo de seus significados, quando estiverem compondo um recurso literário do Hebraico, chamado de paralelismo, o que é muito frequente no Hebraico bíblico.
Devarim é chamado comumente de Deuteronômio pela tradição ocidental e trata-se praticamente do mesmo livro apesar de algumas diferenças, principalmente no que lida com interpretações religiosas com outras religiões que aceitam o livro de Deuteronômio.