O aumento dos níveis de amilase no sangue podem estar alterados devido ao comprometimento da glândula salivar, devido a inflamações como a parotidite, por exemplo, ou devido a problemas relacionados ao pâncreas, como no caso da pancreatite aguda e crônica.
O que é Parotidite Infecciosa Parotidite infecciosa também conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa causada por um vírus da família Paramyxoviridae. A caxumba provoca inchaço nas bochechas que é na verdade o inchaço das glândulas salivares.
O diagnóstico de caxumba é basicamente clínico: os pacientes com suspeita de caxumba apresentam parotidite e sintomas sistêmicos típicos, principalmente se houver um surto de caxumba conhecido. Os testes laboratoriais não são necessários para o diagnóstico, porém são altamente recomendados para fins de saúde pública.
A caxumba costuma ser diagnosticada no consultório, com um exame clínico. A confirmação da doença pode ser feita por meio da realização de exames de sangue para identificar a presença de anticorpos contra o paramixovírus e, assim, excluir a hipótese de outras enfermidades que se manifestam de forma semelhante.
Outros sintomas
Os sintomas mais característicos são inchaço e dor nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar. Isso porque o vírus da caxumba provoca inflamação nas glândulas responsáveis pela produção de saliva, que ficam na região. Essas glândulas são as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.
Não existem drogas específicas. A doença é autolimitada e o tratamento, sintomático com analgésicos, antitérmicos. O doente deve permanecer em repouso enquanto durar a infecção.
A parotidite dura em torno de 7 a 10 dias e tem resolução espontânea. Em alguns casos a caxumba pode evoluir com comprometimento do sistema nervoso central (meningite e encefalite), surdez, inflamação dos testículos (orquite), dos ovários (ooforite), coração (miocardite) e, mais raramente do pâncreas (pancreatite).
O tratamento da caxumba no testículo, também conhecida por Orquite, é semelhante ao tratamento recomendado para a caxumba comum, onde é indicado repouso e descanso e a toma de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo.
Quando isso acontece, a temperatura dos testículos aumenta e pode destruir células que produzem espermatozóides que são sensíveis a temperaturas elevadas, podendo levar à infertilidade (esterilidade). Popularmente o termo "caxumba desceu" é quando a caxumba acometeu os testículos.
Causas e prevenção A principal e mais preocupante causa da orquite é o vírus da caxumba, pois, se contraído durante a vida fértil do homem (não causa infertilidade antes da puberdade), pode afetar também os testículos e causar infertilidade, pois prejudica a espermatogênese.
Assim, as complicações da caxumba podem ser:
Caxumba é uma doença infecciosa transmitida por gotículas de saliva, tosses e espirros da pessoa infectada. Age mais sobre as glândulas parótidas, provocando inchaço atrás das orelhas, mas pode acometer os testículos.
Segundo a Dra. Sumire Sakabe, infectologista do H9J, quem já teve caxumba ou foi vacinado com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) está imunizado. "Se alguém ficar na dúvida se tomou ou perdeu a carteirinha pode tomar a vacina novamente", afirma a Dra.
Como saber se a caxumba desceu
Uma vez ocorrida, de qualquer lado ou dos dois, a caxumba cria anticorpos que protegem para sempre de novas infecções. Nos meninos, se não mantiver repouso, a caxumba "desce". O vírus da caxumba causa inflamações em vários órgãos, e os principais são as glândulas salivares.