Como consequência, a célula hospedeira passa a oferecer as condições necessárias à replicação viral. Essa interferência com a regulação do ciclo celular, algumas vezes, pode levar à transformação neoplásica das células e o desenvolvimento de tumores.
Na replicação os vírus produzem novas cópias de si mesmos dentro das células infectadas. Essa replicação só ocorre dentro de células vivas, pois fora da célula hospedeira, as partículas virais são metabolicamente inativas.
Alguns vírus não matam as células que infectam mas, em vez disso, alteram as funções da célula. Às vezes, a célula infectada perde o controle do processo normal de divisão e se torna cancerosa.
Ao invadir uma célula, que pode ser de qualquer organismo vivo, os vírus podem desencadear doenças. No ser humano, essas doenças são muito comuns e geralmente causam febre, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite e indisposição, sintomas relativamente inespecíficos.
O termo é usado para se referir ao derramamento a partir de uma única célula, o derramamento a partir de uma parte do corpo para outra parte do corpo, e o derramamento a partir de organismos no ambiente em que os vírus pode infectar outros organismos.
Algumas das principais doenças causadas por vírus (também conhecido como doenças virais) são a gripe, sarampo, catapora, poliomielite, caxumba, AIDS, dengue, raiva e hepatite A, sendo a gripe e o sarampo exemplos de doenças transmitidas pelo ar.
Os vírus podem parasitar bactérias, plantas e animais. Na nossa espécie, por exemplo, tumores e uma gama de doenças, como catapora, herpes, rubéola, sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, mononucleose, gripe, caxumba, hepatites e AIDS; podem ser provocados por eles.
As principais doenças causadas por vírus são:
Existem infinidades de tipos de bactérias que causam muitas doenças nos seres humanos, os principais nomes das doenças bacterianas estão: