Active voice – voz ativa Pode-se dizer que na voz ativa, um sujeito realiza uma ação, por isso, o destaque é dado para o sujeito. Uma frase na voz ativa é composta por sujeito + verbo auxiliar + verbo principal + objeto.
A passive voice (voz passiva) é um tipo de construção frasal onde o sujeito é paciente, ou seja, sofre a ação da frase em vez de praticá-la. É destacado o que acontece com o sujeito, porém, sem enfatizá-lo. Exemplo: The car was washed. (O carro foi lavado.)
A formação de uma estrutura de uma frase no active voice é: Sujeito + Verbo + Objeto. Já a estrutura do passive voice é formada por: Objeto + Verbo to be + Past Participle (Particípio passado) do verbo principal + complemento.
A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A preposição utilizada para introduzir o agente da passiva é a preposição por, que pode aparecer também nas suas formas contraídas com artigos: pela, pelas, pelo, pelos.
A voz ativa é uma voz verbal da língua portuguesa. A função das vozes verbais é indicar se o sujeito pratica ou recebe/sofre a ação verbal de uma oração.
A principal característica da voz ativa é que o sujeito gramatical é o agente da ação. ou seja, a ação expressa pelo verbo é praticada pelo sujeito da oração. Eu li o livro. Mariana e Pedro saíram para o trabalho.
As vozes verbais, ou vozes do verbo, são a forma como os verbos se apresentam na oração a fim de determinar se o sujeito pratica ou recebe a ação. Elas podem ser de três tipos: ativa, passiva ou reflexiva. ... Sujeito pratica e sofre a ação. Exemplo: Vi-me ao espelho.
É uma opção feita em razão do efeito que se deseja provocar com aquele enunciado. Se o sujeito, a voz será ativa, pois ele pratica o verbo. Exemplo: Ele sujou o chão. Se o objeto, a voz será passiva, porque o verbo é praticado pelo sujeito.
a) Sujeito agente: é aquele que executa a ação expressa pelo verbo. Exemplos: ... b) Sujeito paciente: é aquele que sofre a ação.