A primeira era, ocorreu no Brasil colônia, quando iniciou a história da nossa grafia - uma das maiores heranças deixadas pelos colonizadores. Já a Era Nacional marcou as características singulares do povo brasileiro.
Escola literária ou movimento literário é o conjunto de todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais.
4 – Escolas literárias que mais caem no ENEM
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o O Borroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.
Descrição: Você sabe o que é o Barroco? Movimento artístico iniciado no Brasil em 1601, com a publicação da obra literária “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, teve, porém, como maior expoente literário Gregório de Matos, mais conhecido por “Boca de Inferno”. Nas artes plásticas, o Aleijadinho.
Principais Autores Barrocos do Brasil
1600
O termo parece nascer do vocábulo português barroco, que designava uma pérola irregular. Há quem afirme que a palavra origina-se de baroco, vocábulo utilizado por religiosos medievais para indicar um raciocínio falso e sem sentido. Durante todo o século XVII, barroco aparece com o sentido de extravagante e grotesco.
Itália
Usualmente, considera-se que termo "barroco" originalmente significaria "pérola irregular ou imperfeita", um termo cuja origem é obscura, pode derivar do português antigo, do espanhol, do árabe ou do francês.
O termo original provém de "pérola irregular, deformada ou imperfeita", designando coisa muito rebuscada ou excessivamente enfeitada. Inicialmente pejorativo, o barroco é um estilo que é bastante visível na pintura, na escultura, arquitetura, música, literatura e artes decorativas brasileira de séculos passados.