EQST

O Que Uma Interdiço Judicial?

O que é uma interdição judicial?

Quando uma pessoa se mostra incapaz de medir as consequências de suas ações e administrar seus bens seja por doença ou vício, os membros da família podem solicitar uma interdição judicial.

Como saber se uma pessoa é interditada judicialmente?

Deve procurar o cartório onde foi registrado ou casado, lá vai constar se ele é interditado ou curatelado.

Como se chama a pessoa responsável pelo interditado?

O curador é a pessoa nomeada pelo magistrado para representar o interditado nos atos da vida civil que compete a gestão patrimonial, administrando os bens, direitos e rendimentos.

Quem é o réu na ação de interdição?

Segundo STJ, quem defende réu na ação de interdição é o MP, quando não é ele o autor da ação. ... Nas ações de interdição não ajuizadas pelo MP, a função de defensor do interditando deverá ser exercida pelo próprio órgão ministerial, não sendo necessária, portanto, nomeação de curador à lide.

Quando cessa a interdição?

A interdição poderá ser levantada parcialmente quando demonstrada a capacidade do interdito para praticar alguns atos da vida civil. - Importante acrescentar testemunhas que deem versão aos fatos para comprovar a necessidade da interdição, é necessário nome completo, Rg/CPF e endereço.

Como é a insanidade mental e não a sentença de interdição?

Como é a insanidade mental, e não a sentença de interdição, que determina a incapacidade, sustentam alguns que, estando ela provada, é sempre nulo o ato praticado pelo incapaz antes da interdição.

O que acontece com os atos que foram praticados por um incapaz antes da interdição?

Em regra, os atos praticados pelo incapaz mesmo antes da interdição são inválidos. Vale dizer, se praticados por absolutamente incapaz são nulos, enquanto que se praticados por relativamente incapaz, são anuláveis.

Como reverter um processo de interdição?

Basta você pedir o levantamento da interdição na forma do art. 1186 do Código de Processo Civil. Você mesmo pode requerer através de processo na Vara de Órfãos e Sucessões que o interditou. Este requerimento será autuado juntado ao processo principal que o interditou.

Qual a idade para interditar um idoso?

70 anos

Quais os motivos para interditar uma pessoa idosa?

A interdição pela curatela se destina aos idosos que perdem o discernimento e a capacidade para a prática dos atos da vida civil e se encontre incapacitado de fato, ainda que transitoriamente, em decorrência de doenças ou de suas sequelas, como o Alzheimer, o Acidente Vascular Cerebral – AVC, a Demência Senil, dentre ...