A voz áspera também é definida como uma impressão psicoacústica da irregularidade de vibração das pregas vocais, isto é, corresponde a flutuações irregulares na freqüência fundamental e/ou na amplitude da fonte sonora glótica2.
VOZ PASTOSA: diminuição da ressonância orofaríngea, como se o paciente tivesse uma batata na boca. VOZ BRANCA OU DESTIMBRADA: diminuição das características melódicas, voz com poucos harmônicos, tom grave e gama tonal restrita.
Repare que, além da nota principal, temos várias outras notas soando junto: essas notas secundárias são chamadas de Harmônicos. ... Os Harmônicos são partes essenciais do timbre, pois cada timbre (voz, instrumento, efeitos, etc.) possui uma determinada quantidade e intensidade de Harmônicos.
Os formantes podem ser definidos como picos de energia em uma região do espectro sonoro. Desse modo, os parciais que se encontram nessa região de ressonância serão realçados. Os formantes são um fator importante na caracterização do timbre de certos instrumentos.
Cantar não é questão de tanto esforço físico e mental, mas sim uma questão de equilíbrio e coordenação que todos podem desenvolver....Esses elementos são:
As duas pregas vocais são um tecido musculoso, situadas no interior da laringe. O expulsar do ar por elas as fazem vibrar produzindo o som pelo qual nos comunicamos. ... O controle da altura do som se faz aumentando-se ou diminuindo-se a tensão das cordas vocais.
Dicas simples para fazer sua voz vibrar
Normalmente, a disfonia se apresenta como uma voz muito baixa ou rouca. Ambas podem ser causadas pelo uso excessivo da voz que podem gerar lesões nas pregas vocais como os nódulos. Inflamações como laringites, malformações das cordas vocais ou até tumores podem ser causadores de alterações na voz.