Um pai de verdade é uma pessoa responsável, presente, consciente de suas responsabilidades e do papel que representa na vida da pessoa que ajudou a colocar no mundo. Um pai de verdade lida com as crises, não desiste de seus filhos, e faz o seu melhor por aqueles que ama.
Um significado de ser pai é estar presente. Mas principalmente por estar de fato envolvido na paternidade, sob qualquer circunstância. Ou seja, ser pai é dar afeto, atenção e entrega aos filhos.
O pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho. Cabe a ele mostrar ao bebê que existem outras pessoas no mundo além da mãe, ser uma boa referência para a criança, ou seja, alguém em quem ela possa se espelhar.
Resposta: é uma pessoa responsável, presente, consciente de suas responsabilidades e do papel que representa na vida da pessoa que ajudou a colocar no mundo.
Ser mãe significa mudar a sua vida, seu tempo, seu pensamento, dar todo o seu coração, seu amor para levar seus filhos adiante e ensiná-los a viver. Significa ter uma razão de ser para o resto da vida; querer aproveitar e viver ao máximo cada momento.
Isaías 54:13 instrui: “E todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e a paz de teus filhos será abundante.” Quem melhor para ensinar as crianças do que os seus pais? Oferecer-lhes as boas dádivas do conhecimento, dos mandamentos, costumes, como orar, servir, ler e trabalhar.
Geralmente diante de uma gravidez na adolescência há perda de liberdade, o abandono dos estudos, a rejeição, o distanciamento dos amigos como também uma mudança no estilo de vida relacionada a essa idade. Existem algumas transformações devido à gravidez na adolescência tanto de forma individual como familiar e social.
Resposta. Resposta: Uma das ações preventivas mais eficazes para reduzir os casos de gravidez na adolescência seria a utilização de preservativos masculinos e femininos, assim como o uso de anticoncepcionais.
As principais causas da gravidez precoce devem-se a vários fatores diferentes, mas podem incluir:
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.
Resposta. Resposta: Aumentar os investimentos em educação, pois é quanto maior o grau de escolaridade do país menor é a incidência de gravidez na adolescência. Além outras iniciativas como a facilitação do acesso a métodos contraceptivos dentro do sistema de saúde.
As principais causas da gravidez precoce devem-se a vários fatores diferentes, mas podem incluir: Primeira menstruação muito cedo;Desinformação sobre gravidez e métodos contraceptivos;Baixo nível financeiro e social;Famílias com outros casos de gravidez precoce;Conflitos e mau ambiente familiar.
Foram observadas reações dos pais ou responsáveis e o baixo nível socioeconômico como determinantes da não aceitação da gestação. Concluiu-se que a gravidez na adolescência constitui-se um problema de Saúde Pública, que deve ser visualizado amplamente, percebendo-se a adolescente e seus problemas cotidianos.