Primeiro dia. Prepare um pequeno altar, enfeite-o com um paninho vermelho e coloque Ganesha sobre algum suporte que deixe a imagem mais alta que as oferendas. Aos pés de Ganesha, coloque as flores, as moedas, os docinhos e o arroz e acenda um palito de incenso de sândalo.
Ganesha é o deus que detém o poder da lógica e sabedoria, pois é o primeiro filho de Parvati e Shiva. Seu nome é muito presente na religião hindu, e é conhecido como “Destruidor de Obstáculos”, tornando-se um dos mais importantes deuses da cultura indiana.
A sua mão direita superior Ganesha segura um machado, com o qual ele corta a nossa ignorância. Entre outros aspectos, o deus-elefante representa o conhecimento, o único antídoto para a ignorância. Nós sofremos por causa da ignorância. Portanto, ao trazer-nos o conhecimento, Ganesha nos traz paz e pureza ao coração.
Os devotos acreditam que se Ganesh se sente devidamente reverenciado, concede sucesso, prosperidade e proteção contra todas as adversidades. Eles oferecem a Ganesha muitos doces, especialmente um doce chamado laddus, pequenas bolinhas típicas da Índia.
Os quatro braços de Ganexa representam os quatro atributos do corpo sutil, que são: mente (Manas), intelecto (Buddhi), ego (Ahamkara), e consciência condicionada (Chitta).
Oferendas Os devotos devem oferecer erva fresca a Ganesha diariamente, entoando de seguida o mantra Ganapati (Om Gan Ganapataye Namah). Acredita-se que a Swastika é um dos símbolos de Ganesha e, por isso, deve estar presente no altar junto à estátua. Representa boa sorte.
-A estátua de Ganesha deve ficar voltada para a sala de preferência e nunca para uma porta ou janela. -Sugerimos a posição a Nordeste (citado acima), e caso não seja possível, coloque a estátua de maneira que fique voltada para o norte, onde Shiva reside.
Om Gam Ganapataye Namaha, este é o mantra para Ganesha, o primeiro filho de Shiva e Parvati. ... E para que tenha esses benefícios é aconselhável ouvir e entoar o mantra repetidas vezes, diariamente.