a) Observação Assistemática Também conhecida como observação casual ou simples. É quando a observação é feita de forma livre e sem que seja feito qualquer planejamento prévio.
A observação individual é a modalidade que requer a presença de apenas um pesquisador, a observação em equipe possibilita que o grupo observe a ocorrência por vários ângulos e surge a oportunidade de confrontar os dados coletados.
A observação é a base de todo processo de captação de informação. Tão antiga como o ser humano, a observação Page 4 4 permite entender padrões, detectar mudanças e descrever situações. No caso da observação de tendências, a participação do observador é crucial porque ele faz parte da realidade que observa.
07. Como o observador deve se comportar na coleta de dados? Deve se comportar como um estranho para evitar as suas interferências pessoais, isso melhora a qualidade das descrições.
Critérios de registro
Normalmente, segundo Bardin (2011), envolve a leitura “flutuante”, ou seja, um primeiro contato com os documentos que serão submetidos à análise, a escolha deles, a formulação das hipóteses e objetivos, a elaboração dos indicadores que orientarão a interpretação e a preparação formal do material.
Resumem-se cinco regras que orientam a etapa de criação e classificação de categorias coerentes de análise: 1) devem existir regras claras de inclusão e exclusão nas categorias; 2) as categorias precisam ser mutuamente excludentes; 3) as categorias não podem ser muito amplas, sendo seu conteúdo homogêneo entre si; 4) ...
Segundo Bardin (1977), a análise de conteúdo pode ser definida como um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção e recepção ...
A entrevista foi previamente planeada tendo sido elaborado um Guião da Entrevista que será seguidamente objeto de uma breve análise. O guião da entrevista está orientado para três objetivos. Por sua vez, para cada objetivo o entrevistador delineia três ou mais questões encadeadas sequencialmente.
A recolha dos dados é a primeira etapa do estudo empírico. Numa fase posterior, o tratamento e análise dos dados permite codificar, categorizar e agrupar os dados numa Base de Dados com sentido e adequada aos objetivos e às hipóteses da investigação. ...