Quais os sintomas de anemia?
Existem vários tipos de anemia que podem acometer o pet. O tipo hemolítica é a causada pelo carrapato ou pulgas contaminados com babesia ou erlichia, que são protozoários que causam a destruição de hemácias, provocando a anemia.
Se vir a gengiva do seu cão muito clarinha ou branca não é bom sinal! Esta coloração das mucosas pode ser indicativo de uma anemia ou de uma hemorragia ativa. É um sinal de alerta que o deve fazer sempre procurar o médico veterinário mais próximo.
Se sua gengiva estiver branca, pode ser um sinal de leucoplasia. A Mayo Clinic define a leucoplasia como uma condição na qual manchas ou placas brancas formam-se na gengiva, assoalho da boca e interior das bochechas. Podem ocorrer também na língua. As manchas brancas que se formam não podem ser removidas por raspagem.
As gengivas normais devem ter uma cor rosa chiclete. Quando pressionados, eles devem clarear para uma cor branca ou rosa pálido. Em seguida, retornar rapidamente para a cor rosa normal quando você tirar o dedo da gengiva.
"Uma língua pálida ou branca pode ser sinal de algum enfraquecimento no organismo. Essa coloração de língua é vista em animais com anemia, leucemia, alterações de pressão arterial, perda de sangue, edema (retenção de fluidos), fraqueza generalizada, disfunção gastrintestinal, pulmões fracos, desnutrição e letargia.
A mudança de cor na língua dos cachorros Língua rosada: trata-se da cor mais comum, já que um cão saudável apresenta tanto as gengivas e a língua de uma cor rosada. Em algumas raças, podemos encontrar manchas de cor preta ou azul, devido ao possível cruzamento dos seus progenitores com cachorros de língua azul.
Quer dizer que seu cachorro criou uma relação de posse com esses objetos, e que qualquer um que tentar tocá-los ou tirá-los dele poderá sofrer com a agressividade canina.