Todos os hormônios atuam através de receptores específicos, presentes unicamente nas células-alvo. Todos os receptores são proteínas, as quais se unem ao hormônio correspondente com alta especificidade e afinidade, provocando mudanças conformacionais que desencadeiam reações modificadoras do metabolismo da célula-alvo.
Metabólicas: controlam a velocidade das reações químicas celulares. Morfogenéticas: regulam o crescimento e o desenvolvimento de certos órgãos e de indivíduos como um todo. Sexuais e reprodutivas: controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais no âmbito morfológico, fisiológico e psicológico.
É considerada a glândula mestra do organismo, pois sua principal função é produzir hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Anteriormente, ela era denominada de glândula pituitária. Ela possui aproximadamente 1 cm de diâmetro, o tamanho de uma ervilha, e pesa entre 0,5 a 1,0 g.
Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos ou órgãos específicos. Insulina, adrenalina e ocitocina são exemplos de hormônios. Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos.
Os hormônios são classificados de acordo com a sua função que exercem no organismo.
Cada tipo de hormônio possui uma estrutura química particular, que pode ser uma proteína, um lipídeo ou uma amina: As proteínas são estruturas mais hidrossolúveis, ou seja, se difundem melhor no sangue onde são transportadas rapidamente até a sua célula-alvo.
Resposta: Hormônios são substâncias químicas que controlam diversas funções do organismo. As glândulas endócrinas são aquelas que produzem substâncias que são lançadas diretamente no sangue. Essas substâncias químicas são chamadas de hormônios.
Podemos apontar que certos hormônios possuem como fundamento uma proteína (como é o caso da insulina e do glucagon), outros um lipídeo (como é o caso dos hormônios progesterona, testosterona e estradiol) e outros um grupo amina (como são as catecolaminas (epinefrina, norepinefrina e hormônios produzidos na tireóide)..
Conheça a seguir alguns tipos de hormônios e como eles atuam no nosso organismo.
As naturezas químicas são classificados em: Proteínas: hormônios produzidos pela hipófise; Fenólicos: hormônios produzidos pela medula, pela suprarrenal e pela tireoide; Esteroides: hormônios do córtex, da suprarrenal e das gônadas.
Hormônios são tradicionalmente definidos como substâncias produzidas por glândulas endócrinas que são liberadas na corrente sanguínea e atuam sobre tecidos-alvo, ligando-se a receptores específicos.
Hormônios são moléculas produzidas pelo sistema endócrino e que mandam mensagens a várias partes do corpo. Eles ajudam a regular os processos do seu corpo, como fome, pressão sanguínea e libido. Enquanto hormônios são essenciais para a reprodução, eles são fundamentais para todos os sistemas do seu corpo.
As glândulas endócrinas são aquelas que produzem substâncias que são lançadas diretamente no sangue. Essas substâncias químicas são chamadas de hormônios. Os hormônios são essenciais para o funcionamento do corpo humano e atuam regulando a função de outras células.
E os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.
Os hormônios femininos têm diferentes funções:
Lista de exames hormonais femininos
O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.
Exames de sangue: consiste na avaliação de vários hormônios como o estrogênio, progesterona, testosterona, TSH, que é um hormônio produzido na tireoide e que influencia o ciclo menstrual, LH e FSH, que são hormônios relacionados com o funcionamento dos ovários. Veja os valores e como entender o FSH alto ou baixo.
Algumas dosagens hormonais podem ser realizadas em homens e mulheres como parte da avaliação da função reprodutiva. Se alguma oscilação for detectada, é importante fazer o tratamento adequado. Esses níveis hormonais são medidos por meio da coleta de exames de sangue.
Exames Hormonais: Quando Devo Fazer?
Na fase folicular: 3,4 - 21,6 mUI/mL. Na fase ovulatória: 5,0 - 20,8 mUI/ml. Na fase lútea: 1,1 - 14,0 mUI/ml. Menopausa: 23,0 - 150,5 mUI/ml.