A lectina é uma proteína que faz parte de um grupo chamado de gliproteínas, que se ligam com carboidratos e substâncias que contêm açúcares.
Proteína de soja contribui para perda de peso e ajuda a construir músculos, mas contém antinutrientes. A carne de soja, também chamada de proteína de soja texturizada, é um dos produtos derivados de soja mais populares.
40%
Sua produção é feita a partir de farinha desengordurada de soja, por um processo chamado de extrusão termoplástica. O teor de proteínas presente nos produtos comerciais de proteína texturizada de soja (PTS) é de cerca de 50%. Por este processo, são obtidos o hambúrguer de soja e a almôndega de soja, por exemplo.
Baseado nesta metodologia, a proteína isolada de soja é equivalente à proteína animal, apresentando valores bem superiores à proteína da ervilha (0,73), do feijão (0,63), do amendoim (0,52), do trigo (0,40), do milho (0,37). Os valores de PDCAAS para soja em grãos e para PTS são, respectivamente, 0,54 e 0,65.
As isoflavonas presentes em alta concentração na proteína de soja representam uma alternativa promissora na prevenção e no tratamento de muitas doenças, incluindo câncer, sintomas da menopausa, doenças cardiovasculares e osteoporose.
A proteína Isolada de soja é uma ótima opção para uma alimentação natural e saudável. Modo de Preparo: Tomar duas colheres de sopa (10g) de Proteína Isolada de Soja, diluído em leite, suco ou vitamina de frutas, duas vezes ao dia.
A proteína de soja pode ser administrada nos demais horários do dia, como fonte de proteínas dos lanches e ceia e, até mesmo, pré-treino, junto com alguma fonte de carboidrato. A velocidade de absorção é mais lenta que a Whey Protein e mais rápida que a caseína.
Proteína de arroz Assim como as proteínas de soja e ervilha, a proteína isolada de arroz não tem glúten e pode ser consumida por pessoas intolerantes à lactose. Entre as receitas possíveis, estão shakes, sucos e panquecas.
Os 10 alimentos que substituem o whey protein
A soja, por exemplo, é o campeão dentre os alimentos que podem substituir o Whey. Cerca de 100 gramas da soja em grãos fornecem 36 gramas de proteína, uma quantidade maior do que muitas marcas prometem. O alimento pode ser ingerido com saladas ou carnes.
Proteínas – muito importante para ganho de massa muscular magra
“De um modo bem geral, é importante esperar no mínimo 60 minutos após a comida para começar o treino, ou então a digestão vai competir com o exercício pela energia do seu corpo”, diz o médico.
Por que é necessário se alimentar após o treinamento? Nosso organismo possui uma reserva finita de energia. Dessa forma, se alimentar após o treinamento é importante para fazer sua reposição e também para recuperar-se do esforço que foi realizado, como em um treino de musculação ou após uma corrida.