A alternância de gerações, heteromorfia ou ciclo haplodiplobionte é uma forma de reprodução encontrada em todas as plantas e nos celenterados/cnidários. Nesses organismos ocorre uma reprodução por via assexuada (não ocorre troca de gametas) e uma fase sexuada (ocorre troca de gametas).
Significado de Metagênese substantivo feminino [Biologia] Alternância regular de geração sexuada e assexuada.
Nos ciclos diplobiontes (do grego diplóos, duplo), há dois tipos de organismo, um haploide e um diploide, que se alternam, por isso esses ciclos também são conhecidos como alternância de gerações ou metagênese.
Porque os indivíduos que surgem por reprodução assexuada são geneticamente idênticos entre si, formando o que se chama clone. Esses indivíduos só terão patrimônio genético diferente se sofrerem mutação gênica, ou seja, alteração nas seqüências de bases nitrogenadas de uma ou mais moléculas de DNA.
Os organismos que se reproduzem por fissão binária incluem: As bactérias; A Entamoeba histolytica (e outros protozoários); A Pyrodictium abyssi, uma arquebactéria anaeróbica das nascentes hidrotermais das profundezas do oceano (e outros organismos do mesmo domínio);
Fissão binária é o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas por mitose, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe” (com o mesmo DNA ou material genético da "célula-mãe").
A replicação celular é a multiplicação de uma célula, que pode se dar por brotamento, fissão binaria e por mitose. A cissiparidade é a forma de divisão mais comum das bactérias, a fissão binaria, onde um único individuo é capaz de originar dois novos indivíduos a partir de si mesmo.
A replicação ocorre quando um determinado organismo faz uma cópia de si mesmo, com as mesmas características genéticas, etc. Assim, no caso da fissão binária temos que um organismo dá origem a outro apenas se dividindo ao meio.
Pelo fato de que a divisão celular resulta na perda de cromossomos, principalmente na divisão mitocondrial, o que leva a necessidade da duplicação do DNA, uma vez que o DNA é semiconservativo.
Do ponto de vista da biologia, conjugação significa troca ou transferência de material genético entre duas células,organismos ou bactérias normalmente com o objetivo da reprodução, continuando os dois organismos a existir separadamente, como acontece nas bactérias e nos fungos.
A conjugação bacteriana, assim como ocorre na transformação e na transdução, é a passagem de DNA de uma célula doadora para uma receptora. ... Este se liga a célula bacteriana receptora e recebe uma fita do Plasmídio (lembre-se que plasmídio são moléculas de DNA extracromossomal).