Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a retirada de um evento, chamamos o reforço ou a punição de negativa.
Atividade. Existem dois tipos de reforço: o positivo e o negativo. O positivo, consiste na apresentação de um estímulo agradável ou recompensador após a ocorrência da resposta. O negativo, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência da resposta.
Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). Um reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido.
Reforço positivo usa uma recompensa (estímulo) que visa aumentar um determinado comportamento. Já o reforço negativo ocorre com o término de um estímulo aversivo (que causa desconforto). A maioria dos comportamentos pode ser fortalecida das duas maneiras, cabendo à pessoa responsável pelos estímulos decidir qual usar.
Como usar o reforço positivo
No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. ... Skinner considerava reforço apenas as contingências de estímulo.
O Reforço Reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer. Novamente temos uma relação entre organismo e seu ambiente, na qual organismo emite uma R (comportamento) e produz alterações no ambiente. ... (relação casual entre organismo X mundo.)
Estímulos reforçadores são consequências produzidas por certas respostas e que, por sua vez, produzem uma mudança específica nas próprias respostas do indivíduo: aumentam a frequência delas. Voltando ao primeiro exemplo.
A seleção por conseqüências é um modo causal encontrado unicamente em coisas vivas ou em máquinas feitas por elas. Foi primeiramente reconhecida na seleção natural, mas explica, também, a modelagem e a manutenção do comportamento do indivíduo e a evolução das culturas.
O comportamento operante é didaticamente descrito em termos de uma tríplice contingência, composta de antecedentes (estímulos discriminativos e operações estabelecedoras, quando houver), respostas e consequências.
São as unidades básicas de análise e compreensão dos comportamentos e sentimentos humanos e os instrumentos necessários e suficientes para influenciá-los. O significado de um comportamento não está na ação em si, mas naquilo que o determina. ... Uma resposta não é um comportamento.
Reforço negativo é um termo descrito por BF Skinner teoria de condicionamento operante. Em reforço negativo, uma resposta ou comportamento é reforçada por parar, remover ou evitar um resultado negativo ou estímulo aversivo. Estímulos aversivos tendem a envolver algum tipo de desconforto, seja físico ou psicológico.
Contingências sociais são os eventos que impedem que o segurado possa manter o sustento próprio e o de sua família. Exs.: velhice, longo tempo de trabalho e de contribuição para o sistema, doença, invalidez, acidente, morte do segurado, nascimento de filhos, reclusão do segurado em regime fechado.
Uma cultura pode ser explicada, então, em termos de uma contingência cultural de três termos, sendo elucidada com base na inter-relação entre as práticas culturais (os “com- portamentos” habituais de um grupo), o contexto anteceden- te (variáveis do ambiente físico e social) e as consequências culturais, que exercem ...
A Tríplice Contingência é a representação gráfica sobre como determinados comportamentos estão relacionados. É a formula usada pela Análise do Comportamento para estudar e entender como estes comportamentos se relacionam com os estímulos que os antecedem e com os estímulos que a eles se seguem.
Tarifa de contingência é uma cobrança extra aplicada sobre contas de energia elétrica, água e gás quando há alguma dificuldade por parte do ente público em fornecer o serviço. O percentual cobrado e as regras para a aplicação da taxa variam de acordo com a determinação do governo e das agências reguladoras do serviço.
O termo “contingente” é utilizado para passivos não reconhecidos nas Demonstrações Financeiras das empresas em virtude de sua existência depender de um ou mais eventos futuros incertos que não estejam totalmente sob controle da companhia.