QUEM É OGUM XOROQUÊ? ... O fato de ter fundamento em, ou ser periodicamente Exú, significa que esse Ogum tem um componente mágico, podendo realizar feitiços. De acordo com Olga Cacciatore, Ogum Xoroquê, também chamado de Xogum ( EXÚ DE OGUM) , é um Ogum feroz e briguento, tão bravio que termina por torna-se um Exú.
Coloque os inhames cozidos (com casca) em cima de tudo. Leve essa oferenda a um trilho de trem que faça uma linha reta (não coloque o prato perto de curvas). Quebre as três garrafas de cerveja e peça para Ogun Xoroquê que melhore sua vida o mais rápido possível. Peça fortuna, prosperidade, caminhos abertos, etc.
O paliteiro de Ogum é uma das oferendas mais conhecidas e mais oferecidas ao orixá....A oferenda: como fazer o paliteiro de Ogum?
Xoroquê sempre atende aos pedidos a ele feitos com fé e justos, mas, a pessoa que a ele se dirige deve tomar alguns cuidAdos como, por exemplo, dar a ele tudo o que for prometido, pois uma vez negativado com a pessoa, ele pode tirar tudo que deu.
Asse o inhame no forno a gás ou microondas até ficar bem macio. Abra o inhame ao meio, no comprimento, sem retirar a casca e coloque sobre a farofa doce com a casca para baixo (a parte branca para cima).
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Firmeza na força de Ogum. Firmeza na força da linha dos Pretos-Velhos....Finalidade: Contenção de problemas.
Oxaguiã, Rei de Ejigbô (Elejigbojo), chamado “Orixá comedor de inhame pilado”, inventou o pilão para saborear mais facilmente seus prediletos inhames. Todo o povo de seu reino adotou sua preferência. E tanto que se comia inhame que não se dava conta de plantá-lo. Ogum pediu sacrifícios e logo deu a solução.
Ogum é um orixá representado pela figura de um guerreiro. Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. ... Sendo geralmente representado sob a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que se dedicam à sua adoração.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Oiá/Iansã é a primeira orixá de temperamento mais agressivo, sendo que a segunda é Obá e a terceira é Oxum. O nome Iansã trata-se de um título que Oiá recebeu de Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer.
Intensos e apaixonados, assim como sua orixá guia, os filhos de Iansã costumam se dar bem na arte da sedução. Estão sempre acompanhados e, embora sejam muito fiéis, apreciam sua liberdade no relacionamento. Mas na hora da conquista, são muito charmosos e acabam se tornando irresistíveis.
Filhos e filhas de Iansã parecem que têm um comichão invisível, uma vontade irrefreável de fazer algo, de fazer mais, de criar. Não ficam 'de boa' quase nunca… Inteligentes, altruístas e vaidosos. Sua presença é sempre notada, pois sempre se destacam por algo diferente ou por trazerem uma novidade.
Iemanjá – Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica. Iansã – Rosas champanhe, Gérbera coral, Crisântemos amarelos e todas as flores amarelas. Xangô – Cravos rajados, Monsenhor amarelo, Espirradeira.
O arquétipo dos filhos de Iemanjá São extremamente protetoras, decididas e obstinadas, ciumentas e possessivas. Apesar disso, são mulheres calmas, de fala mansa e serena. Gostam de estar sempre rodeadas de pessoas, sejam amigos ou familiares. Dedicam-se por inteiro àqueles que amam, por vezes até esquecem de si mesmas.
Para usar a tabela, procure na coluna dos ANOS o ano em que se deu o nascimento e siga à direita, em linha reta, até a coluna dos MESES, até o mês do nascimento. Some o número que aí está ao dia do nascimento.