Ballet (Balé) é um estilo de dança apresentada como espetáculo teatral, reunindo música, cenário, roupas e iluminação. Alguns dos seus princípios fundamentais são: postura ereta, verticalidade corporal e simetria. A origem do termo Ballet é italiana, que significa bailar.
Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
Dobre os joelhos e dê impulso com a perna de trás. Você deve se mover do passo retirê para o relevé. Ao mesmo tempo, feche o braço esquerdo na primeira posição e gire seu lado esquerdo. Durante o giro, mantenha o quadril alinhado com os ombros e a coluna ereta. Isso garantirá um melhor equilíbrio.
Fouetté significa “chicote”: é um movimento giratório desenvolvido em séries em que a perna de trabalho é estendida (chicoteia) para o lado à medida que o bailarino gira sobre a perna de apoio e se fecha novamente no passé.
Fonte: Petite Danse.
Uma volta inteira do corpo executada sobre uma perna (na ponta ou meia ponta), enquanto a outra está dobrada, com o pé em frente ao joelho da perna de sustentação. Quando a volta é feita para o lado da perna que levanta, a pirueta é en dehors; quando a volta é para o lado da perna de sustentação, a pirueta é en dedans.
Deixe o braço armado e fecha o braço rápido, o que te ajudará a girar. Atente-se ao pé da meia ponta, deixando a meia ponta altissíma. Alongue-se ao máximo durante o giro. Não esqueça de fechar direitinho, porque tendemos a terminar a pirueta despencando.
Tente fazer arabesques com a perna mais baixa, trocando as posições do braço sem sair da postura correta e mantendo a posição por 30-45 segundos e voltando lentamente. Esses são movimentos básicos do ballet que vão nos ajudar a entender e melhorar a transferência de peso, fazendo com que o equilíbrio fique natural.
O segredo é fazer a cabeça girar em um ritmo diferente do do corpo, evitando a sensação de desequilíbrio. Executar piruetas desse jeito faz com que o labirinto (órgão localizado no ouvido e responsável pelo equilíbrio do corpo) se adapte aos movimentos bruscos e repetitivos sem desequilibrar o dançarino.
Porque o nosso cérebro processa uma informação desatualizada. Tudo acontece no ouvido. Uma das partes internas do órgão é responsável por nos fornecer o equilíbrio e a orientação espacial, ou seja, o lugar que ocupamos em um ambiente e as direções que tomamos ao nos mexermos.
Os eixos X, Y e Z dos sistemas de coordenadas podem ser utilizados como eixos de rotação. Selecione os itens de menu Editar > Gráfico > Rotacionar em torno do eixo. Com o mouse, arraste um quadro em torno do ou dos objetos a ser rotacionados.
Para girar sua tela com teclas de atalho, pressione Ctrl + Alt + Setas.