A fermentação é um processo anaeróbio realizado por alguns organismos, como a levedura Saccharomyces cerevisae, bastante utilizada na indústria. Esse processo é realizado por algumas espécies de fungos, bactérias, protistas, bem como por alguns tecidos animais e vegetais.
Resposta. São produtos o Gás carbônico e a água.
Resposta. Fotossíntese Reagentes: gás carbônico, água e luz. Produtos: oxigênio, glicídios e água. Respiração celular Reagentes: glicose ou ácidos graxos e oxigênio Produtos água e gás carbônico.
Resposta: O processo básico da respiração celular é a quebra da glicose ou Glicólise, que se pode expressar pela seguinte equação química: C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia.
A fotossíntese pode ser definida como um processo de conversão de energia luminosa em energia química. Ela é realizada por plantas, algas e cianobactérias, que são classificadas como organismos autótrofos e fotossintetizantes por serem capazes de produzir o próprio alimento a partir da luz.
A fotossíntese ocorre nos cloroplastos e produz açúcares e oxigênio, a partir de dióxido de carbono e água.
Resposta. Esse se originou a partir da junção de duas palavras de origem grega: phos, que significa “luz”; e synthesis, que quer dizer “síntese”. ... A síntese de compostos essenciais à vida devido à captação da luz (energia).
04 – (UFU MG/2013) A fotossíntese das plantas pode ser dividida em quatro etapas: absorção de luz, transporte de elétrons, produção de ATP e fixação de carbono.
Assim, a fotossíntese ocorre a transfomação de energia luminosa em energia química, armazenada no ATP. Na fase clara, ocorre formação de ATP e NADPH2 que fornecerão, respectivamente, energia e elétrons para a fase escura, na qual a glicose é formada.
Nessa fase, a energia contida nos ATP e os hidrogênios dos NADPH2, serão utilizados para a construção de moléculas de glicose. A síntese de glicose ocorre durante um complexo ciclo de reações (chamado ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin-Benson), do qual participam vários compostos simples.
A fase escura ocorre no estroma. Gasta CO2, NADP. 2H, ATP. Primeiro açúcar: aldeído glicérico.
A diferença é que na fase clara, utiliza-se . a luz solar para síntese de ATP e formação do NADPH, na membrana do tilacoide. Já na fase escura, utiliza-se o NADPH e ATP, produzido na fase clara, para fixar o CO2 por meio do ciclo de Calvin. E sintetizar o produto final, a glicose.
A fase clara ocorre a presença de luz, e é nela que são produzidas substâncias que serão utilizadas na fase de escuro. As principais coisas que acontecem nessa fase são a fotólise da água (quebra das moléculas de água com a luz), onde são liberados hidrogênios h2 e oxigênios.
A fase clara da fotossíntese é também chamada de fase luminosa ou fase fotoquímica. É assim chamada pois depende diretamente da luz para acontecer. No interior dos tilacoides encontramos o pigmento responsável por esta etapa da fotossíntese: a clorofila.
Fotofosforilação Acíclica: Esse modelo se difere da Ciclica pois acontece no momento em que os elétrons transcorrem da molécula para água em direção ao NADP+ dentro de um sistema acíclico, por isso tem essa denominação.
Quando submetidos a condições adequadas de iluminação, cloroplastos isolados são capazes de realizar essas reações. Isso foi descoberto por Robert Hill, em 1937, ao observar que cloroplastos isolados produziam oxigênio quando iluminados em presença de oxalato férrico. ... Essa reação ficou conhecida como “Reação de Hill”.
O processo ocorre com a participação de dois pigmentos (P700 e P680) e de moléculas de água. ... Os H e elétrons da água são usados para a formação de NADPH e o oxigenio é liberado para a atmosfera ou absorvido pela mitocôndria da própria célula vegetal, sendo usado para a respiração celular.
Esta energia é acumulada em elétrons que, por este fato, escapam da molécula sendo recolhidos por substâncias transportadoras de elétrons. A partir daí, estes realizarão a fotofosforilação, que, dependendo da substância transportadora, poderá ser cíclica ou acíclica (mais conhecido como esquema Z) (Figura 1).