crossorigin="anonymous">
Determinando o ponto de inflexão. Avalie a terceira derivada da função. A regra básica para identificar um possível ponto de inflexão é "se a terceira derivada de uma função for diferente de zero, ou seja, f′′′(x) ≠ 0, então o possível ponto de inflexão é de fato um ponto de inflexão".
Essa direção é determinada pelo valor do coeficiente a dessa função: Se a > 0, a concavidade da parábola é voltada para cima. Se a < 0, a concavidade da parábola é voltada para baixo.
Quando o coeficiente “a” de uma função do segundo grau, na forma f(x) = ax2 + bx + c, é maior que zero, a concavidade da parábola é voltada para cima e, quando esse coeficiente é menor que zero, ela é voltada para baixo.
Designa-se por zero de uma função todo o valor da variável independente x que tem por imagem o valor zero. Graficamente, o zero de uma função é todo o valor das abcissas dos pontos de interseção do gráfico de com o eixo Ox. ...
Para calcular as raízes de uma função quadrática, vocês devem utilizar a fórmula de Bhaskara! Basta identificar os coeficientes a, b e c, substituir esses valores na fórmula, e com alguns cálculos simples, chega-se as duas raízes da função.
Como √a/b é o único número real ≥ 0 que elevado ao quadrado é igual a a/b, segue- se que √a/b = p = √ a/ √ b. ∀a ≤ 0,∀b < 0,√a/b = √ −a/ √ −b fica como exercício. A função raiz quadrada é crescente: ∀a,b ≥ 0, a < b ⇒ √ a < √ b.
Para desenhar o gráfico de uma função, é preciso avaliar qual elemento do contradomínio está relacionado com cada elemento do domínio e marcá-los, um a um, em um plano cartesiano. Quando todos esses pontos forem marcados, o resultado será justamente o gráfico de uma função.
Analisando a função de forma geral, para encontrarmos o conjunto imagem, sabemos que x² com x pertencente ao real sempre será um número positivo, logo, o conjunto imagem será: Im(f) = R+ (conjunto dos números reais positivos).
O domínio de uma função é o conjunto de todas as entradas possíveis da função. Por exemplo, o domínio de f(x)=x² são todos os números reais, e o domínio de g(x)=1/x são todos os números reais, exceto x=0. Também podemos definir funções especiais cujos domínios são mais limitados.