Os coletivos, ao contrário de movimentos ou outras formas mais tradicionais, são agrupamentos fluídos, fragmentados. Horizontais, e muitos têm a autonomia e a horizontalidade como valores e princípios básicos. (GOHN, 2019.
No Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa a definição de coletivo “compreende ou abrange muitas pessoas ou coisas”, “pertence a um povo, a uma classe, a um grupo”. Do latim collectivus significa aquilo “que agrupa, ajunta”. A palavra “coletivo” é apresentada como antônimo de individual.
Enquanto os movimentos sociais são formas de expressar a unicidade de uma sociedade, é uma ação coletiva onde todos, ou a maioria dos indivíduos de uma associação possuem um objetivo em comum, e correm atrás das mudanças para alcançar esse objetivo, seja através de debates, ou não.
Como Formalizar Seu Coletivo ou ONG - Parte 2
Os movimentos sociais são os meios de intervenção direta no contexto político que os grupos minoritários possuem. ... Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado.
0 0 O conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais que, por sua vez, buscam mudanças sociais. 1 1 Um movimento social não pode existir sem ter um projeto de ação ou uma ideologia.
Características dos Movimentos Sociais