Conciliação bancária é a comparação do seu controle financeiro interno com tudo o que entrou e saiu da sua conta e está lançado no extrato bancário do mesmo período. Essencial para a saúde financeira da empresa, saber com certeza quanto de saldo dispõe ajuda em várias tomadas de decisão.
Alguns dos principais erros são:
Basicamente, com uma conciliação bancária bem feita, o empresário pode manter total controle da situação financeira da sua empresa e, a partir disso, encontrar falhas ou divergências em tempo hábil de serem resolvidas e construir novas estratégias para os negócios.
A conciliação consiste na comparação do saldo de uma conta bancária de movimento com uma informação externa à contabilidade (extrato bancário), de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise, em determinada data.
Acesse em Financeiro > Contas > e clique sobre a conta bancária que deseja fazer a conciliação. Dentro do banco, você terá três abas: Movimentações, Conciliações Pendentes e Boletos Bancários. Para conferir as Conciliações, clique em Conciliações Pendentes.
O extrato também indica o saldo inicial no período e o saldo final, incluindo ou não os valores de linhas de crédito disponíveis para o correntista. É preciso ter atenção a este ponto, e nunca considerar como dinheiro disponível o saldo final, mas sim saldo sem os empréstimos.
O caminho mais fácil é solicitar ao cliente que anexe ao extrato bancário todos comprovantes de débitos e créditos que foram lançados em extrato. Nas tarifas bancaria o extrato bancario serve como comprovate de débito.
A gestão de contas a receber é um dos setores mais delicados de uma empresa. O atraso no pagamento dos compromissos pelos seus clientes acaba impactando o cumprimento das suas próprias obrigações junto aos fornecedores. Além disso, sua empresa também sai perdendo em outro aspecto: a redução da base de clientes.
Confira a seguir cinco dicas para um controle mais eficiente das contas a receber:
O conceito de fluxo de caixa Trata-se de um tipo de controle da movimentação financeira em um certo período de tempo. Ele é realizado a partir do registro de entradas (faturamentos, vendas de bens ou ativos etc.) e saídas (custos, compras, aluguéis e outras despesas) de capital para formar um saldo final.