Araucaria angustifolia
A Mata de Araucária é um bioma típico de regiões com clima subtropical, no Brasil ela é encontrada em algumas porções do estado de São Paulo e, principalmente, na Região Sul. A Mata de Araucária é um bioma típico de regiões com clima subtropical. Incide em países como a Austrália, Argentina, Chile, entre outros.
A Mata de Araucária, também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. É a floresta da qual fazem parte os pinheiros, a imbuia, a erva-mate, os ipês, entre outras árvores. É popularmente chamada de Mata dos Pinhais.
Significado de Araucária substantivo feminino Árvore da América ou da Austrália, também chamada pinheiro-do-brasil ou pinheiro-do-paraná.
Em torno de R$ 180,00 metro cubico.
A espécie foi inicialmente descrita como Columbea angustifolia Bertol. 1819. Sua origem remonta a mais de 200 milhões de anos, desde que os continentes americanos e africano eram unidos, e posteriormente foi disseminada pela América do Sul, desde a Argentina até o Nordeste brasileiro.
Os registros fósseis indicam que o gênero Araucaria aparece estabelecido no período Jurássico (entre 199 e 145 milhões de anos), sugerindo também que a seção Columbea (das espécies Araucaria araucana e Araucaria angustifolia) surgiu neste período.
Os registros fósseis indicam que o gênero Araucaria aparece estabelecido no período Jurássico (entre 199 e 145 milhões de anos), sugerindo também que a seção Columbea (das espécies Araucaria araucana e Araucaria angustifolia) surgiu neste período.
Araucaria é um gênero de árvores coníferas na família Araucariaceae. Existem 19 espécies no gênero, com distribuições altamente separadas na Nova Caledônia (onde treze espécies são endêmicas), Ilha Norfolk, sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile, e sul e parte do sudeste do Brasil.
400 anos
É uma tecnologia de enxertia desenvolvida pela Embrapa Florestas em parceira com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) em que as árvores começam a produzir pinhão em menos tempo. Normalmente, uma araucária começa a produzir pinhão com 12 a 15 anos de idade. Com esta técnica, começa a produzir com 6 a 8 anos.
42 metros
Castro – Do alto dos seus 46 metros, o maior exemplar de araucária do Paraná nasceu antes do descobrimento do Brasil – estima-se que tenha 800 anos – e resistiu à exploração desenfreada das madeireiras e ao agronegócio.
Há controvérsias quanto a outas araucárias gigantes que possivelmente possam ser maiores. Estima-se que o Pinheiro Grosso tenha cerca de 700 anos, sua altura é de 48 metros, seu diâmetro é de 2,75 m e sua circunferência é de 7,5 m medido a 1,2 m da raiz.
Ela é muito usada na alimentação, tanto de homens quanto de alguns animais silvestres e domésticos, como porcos. Além disso, ela é usada tradicionalmente no combate à azia e anemia. As folhas e a casca também são utilizadas na medicina popular.
sequoia gigante
Dinizia excelsa
Tem 115 metros e mais de 800 anos. A árvore mais alta do mundo é a Hyperion, uma sequóia gigante que existe no parque nacional de Redwood, na Califórnia, embora a localização exacta seja mantida em segredo para a proteger de possíveis danos e excesso de turistas.
Angelim Vermelho
A "maior" árvore da floresta amazônica mede 88 metros e está no extremo norte do Brasil a salvo dos incêndios que consomem a área, de acordo com um levantamento feito por pesquisadores brasileiros e britânicos.
A maior parte de seus cinco milhões de quilômetros quadrados, ou 42 por cento do território brasileiro, é composta por uma floresta que nunca se alaga, em uma planície de 130 a 200 metros de altitude, formada por sedimentos do lago Belterra, que ocupou a bacia Amazônica entre 1,8 milhão e 25 mil anos atrás.
Com 88 metros de altura, árvore mais alta da Amazônia foi identificada por sensor remoto no Pará e, em agosto, expedição por solo encontrou exemplar da espécie Dinizia excelsa, também conhecida como Angelim Vermelho.
18 tipos de árvores nativas do Brasil
A árvore, conhecida como angelim vermelho, mede 88,5 metros A árvore, conhecida como angelim vermelho (Dinizia excelsa), está localizada na Floresta Estadual do Paru, no estado do Pará, e é rodeada por outras sete gigantes de ao menos 80 metros cada uma.