A semibreve apenas cabeça de nota sem preenchimento. A mínima possui cabeça de nota sem preenchimento e haste. A colcheia possui cabeça de nota com preenchimento, haste e um colchete.
Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.
A figura de maior duração é a semibreve e de menor duração é a semifusa. Dentro de uma semibreve cabem duas mínimas; dentro de uma mínima cabem 2 semínimas; dentro de uma semínima cabem 2 colcheias; e assim por diante...
Como funcionam as notas musicais atualmente: Considerando o valor de uma semibreve como 1 tempo, a miníma vale ½ tempo, a seminima vale ¼ de tempo, a colcheia vale 1/8 tempo, a semicolcheia vale 1/16 de tempo, a fusa vale 1/32 de temo e a semifusa vale 1/64 de tempo.
As figuras Rítmicas são, com suas respectivas durações: Breve - 8 tempos (figura extinta, devido ao longo periodo de tempo) Semibreve - 4 tempos. ... Quartifusa - 1/32 tempo (é mais usual nas músicas com ritmos rápidos)
Na aula de hoje iremos aprender sobre as figuras rítmicas, que são símbolos utilizados na escrita musical para representar a duração dos sons. ... Estas figuras são utilizadas para nos mostrar quanto tempo dura cada som ou silêncio dentro das partituras. Lembrando que estas figuras não são NOTAS.
Semibreve. É representada por um círculo vazio sem haste e a sua pausa é uma linha grossa que preenche a metade superior do terceiro espaço da pauta. É a figura rítmica de maior duração usada atualmente na notação musical padrão.
Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser binários, ternários, quaternários ou complexos.
O bequadro é um símbolo da grafia das alturas que possui a função de cancelar um acidente seja sustenido ou bemol. ... O Sustenido eleva a nota ou representa a elevação de uma nota em um semitom. O Bemol diminui a nota ou representa a diminuição da nota em um semitom.
Para os sustenidos: Você deve identificar o último sustenido (#) que aparece, independente de quantos existirem na Armadura de Clave, você deve sempre olhar o último. A Tonalidade da música será um grau acima desse último sustenido.
A ordem de entrada dos sustenidos é estabelecida pelo ciclo de quintas ascendentes. O primeiro acidente que ingressa por este ciclo de quintas é o fá sustenido. A seguir dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#. ... Si Maior e Sol sustenido menor possuem fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido e lá sustenido.
Claves. O espaço acima de Sol é Lá, a linha seguinte é Si, o espaço seguinte é Dó… e assim por diante. Subindo, as notas vão ficando mais agudas. Mesma lógica para baixo, com as notas ficando mais graves.
A Tonalidade da música será um grau acima desse último sustenido. Veja o exemplo a seguir: Temos uma armadura com 3 sustenidos (Fá, Dó Sol), o último sustenido então é o sol. Portanto a Tonalidade será Lá Maior ou Fá# menor, relativo da tonalidade maior.
A maioria das músicas começam e terminam nos acordes que dão nome aos tons sobre os quais elas foram criadas, portanto, observar o acorde inicial e o final de uma composição pode identificar seu tom sem que se analise a melodia diretamente.
Então, dó – dó# – ré: 3 notas = tom. Podemos associar também que tom é a soma de dois semitons. Por exemplo: da nota dó para a nota dó# temos um semitom, da nota dó# até a nota ré mais um semitom, então da nota dó até a nota ré temos o intervalo de um tom. A abreviação para tom é a letra T.
Teremos G. Reconhecem a nossa tríade (acorde de 3 notas)? É o C-E-G, ou dó maior (C). ... Esta seria a "família" de acordes de 3 notas (ou tríades) compatíveis com a escala de C, ou seja, estes acordes pertencem a um "CAMPO HARMÔNICO" no TOM de C (dó maior).
Diversas definições de internet ou até mesmo presentes em livros definem o semitom apenas como a menor distância entre dois sons da música ocidental. Para o piano, por exemplo, a distância de um semitom é a menor possível tanto para a prática quanto para o que se pauta.
Essas são as que chamamos de 7 notas naturais. E enquanto os sustenidos aumentam uma nota em meio tom (semitom) o bemol faz o contrário, ele baixa uma nota em meio tom. O símbolo do bemol é um pequeno 'b” depois de uma nota, por exemplo: Eb.