O elemento químico prata é conhecido como um dos metais preciosos. Ele é usado desde a Antiguidade na produção de joias, na decoração de objetos e na fabricação de moedas. Os cientistas empregam símbolos para representar os elementos químicos, e o da prata é Ag. Prata em estado bruto.
47
Os objetos de prata mais antigos datam de 5000 a.C. provenientes da Índia, também foram encontrados objetos desse metal nos túmulos de Ur de 3500 a.C. (Maar, 1999). Há também referência à prata na Bíblia em Gênesis 44:2: “E o meu copo, o copo de prata (…)”.
O maior produtor de prata é o México, com 2.
O metal foi refinada por copelação, um processo inventado pelos caldeus, que viveram no que é hoje o sul do Iraque. Ela consistia de aquecer o metal derretido em um copo raso sobre a qual fundiu um grande corrente de ar. Este oxidados os outros metais, tais como chumbo e cobre, prata, deixando apenas afetada.
A maior parte da prata é um subproduto do chumbo e está frequentemente associada ao cobre, de todos os metais, a prata é o que melhor conduz a corrente elétrica superando o cobre e o ouro. A prata normalmente de forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos.
A maior parte da prata é um subproduto da mineração de chumbo e está frequentemente associada ao cobre. ... A prata normalmente ocorre em forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos, dendítricos (em forma de árvore).
México supera Peru e torna-se maior produtor de prata do mundo.
Por esses motivos, mesmo tendo uma reserva tão expressiva, o país não encabeça o ranking dos maiores exportadores de petróleo do mundo. Atualmente, a lista é composta por: Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia e Irã.
Indústria brasileira A Vale é a maior produtora desta commodity no mundo. Esse aumento está relacionado com o intenso crescimento mundial, principalmente da China. O maior exportador de ferro para a China é a Austrália, com 37,95% do total, seguida da Índia, Brasil e África do Sul.
A prata não tem cheiro, então uma maneira de verificar a veracidade da sua peça de seu brinco de prata é cheirando-a. Pode parecer bobo, mas devido a falta de odor do metal, caso você identifique algum cheiro, significa que sua peça possa ter outra composição e apenas um banho de prata.
A maneira mais prática de limpar a sua joia em prata é utilizando creme dental, o flúor presente na pasta é um excelente para dissolver a camada escura na peça. Utilize uma boa quantidade de creme dental, espalhe utilizando os dedos e com um papel higiênico tire o excesso e enxague em água, secando bem logo em seguida.
O ideal é acondicionar uma a uma – ou em caixas adequadas para joias, embrulhadas em papel de seda ou então em saquinhos de plástico bem fechados, evitando a entrada de ar e o atrito entre as peças. Isso vai conservar o brilho da prata por mais tempo.
É um modelo de prata que está dentro da lei, preservando a qualidade excepcional. Geralmente, além do banho do metal precioso, as joias costumam receber camadas de um verniz especial que impede a oxidação por, aproximadamente, um ano.
Para evitar a oxidação e prolongar por mais tempo sua cor natural, as joias de prata devem ser guardadas sempre em um local seco e sem luz. De preferência, sempre lacradas em sacos plásticos, guardados em caixinhas individuais ou em saquinhos de pano.
SIM, VOCÊ PODE MOLHAR! Diferente das semijoias ou até mesmo algumas peças em prata, a joia em ouro 18k pode ser molhada sim, sem risco de danificar.
Evite tomar banho de chuveiro, mar ou piscina com sua joia. Procure sempre tirá-la para que a mesma não se rompa e para preservar o banho de ouro ou ródio dado nas peças em prata.
Cuidados e limpeza com a Prata Enxágue com água limpa. Escovas de dentes são ideais para limpar joias com padrões de cravação, que podem ser difíceis de limpar de outra forma. Se a sujeira for difícil de remover, deixe a joia de molho na água com sabão por 5 a 10 minutos.
Quando for se arrumar, por exemplo, deixe para colocar suas joias folheadas depois que o hidratante do corpo já tiver secado. Evite também tomar banho de mar, entrar em piscinas ou em rios com as peças. ... Não lave louças ou faça trabalhos manuais que possam gerar atrito com as joias folheadas.
Antes de colocar sua bijuteria espere alguns minutos. Evite contato direto com produtos de limpeza e produtos químicos. Evite tomar banho com bijuterias. ... Bijuterias não possuem garantia de oxidação, pois possuem uma baixa camada ou nenhuma de metal nobre em seu processo de folheação.
A semijoia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho. ... Para reconhecê-las, você precisa priorizar peças que passaram por um bom banho de metal nobre.
· Evite tomar banho com as peças, pois o sabonete, cremes e óleos de banho deixam um a fina película sobre a superfície deixando a peça opaca; · Não use acetona, pasta de dente, álcool para limpar suas peças. Tampouco, as ferva em água com sabão, pois esses procedimentos sujam e danificam pedras e metais.
Caso sua joia seja banhada em ouro 18k, existe um produto específico para a limpeza dela. Mergulhe a peça nessa solução e enxágue em água corrente. Para secar, utilize uma flanela limpa. ... E atenção, se a sua joia banhada a ouro tiver pérolas, elas não podem ser molhadas em hipótese alguma.
Dura de 10 a 15 anos corrente banha ouro.
Folheados a ouro costumam escurecer e ficam opacas com o tempo.