A madeira de cedro é linda. Sua cor marrom avermelhada traz uma sensação de conforto ao local onde ela está instalada. Por isso, são inúmeros os móveis feitos com esse tipo de material.
Valores de R$ 85,00 a R$ 140,00.
Madeira de Lei designa, em sentido mais amplo, as madeiras que, por sua qualidade e resistência, principalmente ao ataque de insetos e umidade, duram mais que as outras. São aptas para emprego em construção civil, naval, confecção de móveis, coronha de armas, instrumentos musicais.
Quais são as espécies de madeira de lei?
Principais madeiras nobres e onde devem ser usadas
Madeira de Sândalo Esta madeira é apontada como uma das mais caras. É conhecida devido à madeira elegante e luxuosa que é obtida da árvore perfumada chamada gênero Santalum.
Jacarandá
Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá.
A madeira de lei do pau ferro é muito dura, provavelmente a mais densa e pesada das Américas; alguns chamam-na de "ébano" brasileiro; esta densidade altíssima faz com que a espécie, especialmente em parques, seja constantemente atingida por raios. Era utilizada na confecção de tacapes.
TECA
“Já a madeira, além de ser um produto natural e permitir diversos usos, é charmosa e aconchegante. As espécies mais recomendadas são cumaru, peroba e ipê, pela resistência natural que tem às intempéries. Mas para garantir a durabilidade e o seu aspecto original, é preciso ter cuidado”, ressalta a arquiteta.
A planta de 25 m de altura é um carvalho (cujo nome científico é Quercus palmer) está em uma região árida e se formou a partir de um conjunto de arbustos clonados.
Welwitschia mirabilis: A planta mais resistente do mundo. A Welwitschia tem em apenas duas folhas e um caule robusto com raízes. Duas folhas que continuam a crescer até se parecerem à juba de uma criatura da ficção científica.
A enorme Banyan, também conhecida como figueira-de-bengala, possui raízes que emergem do solo e aparentam diversos troncos juntos. Quando falamos em árvores gigantes, logo pensamos em sequóias, castanheiras e jequitibás que ultrapassam os 30 metros de altura.
ipês
O bulbo radicular produz continuamente e durante toda sua vida as raízes mais grossas (raízes primárias), com 8 a 10 mm de diâmetro, podendo atingir 10 m de comprimento.
Qual a árvore que mais precisa de água? A mangueira.
Em vista disso, compre apenas o pinheiro que apresentar raiz. Uma dica é olhar os buraquinhos da parte inferior do vaso e verificar se há a presença de raízes. “O diâmetro da raiz deve medir a metade da altura da planta.
Algumas árvores, como os carvalhos e muitos pinheiros, produzem comumente raízes axiais relativamente profundas, tornando estas árvores bastante difíceis de ser removidas. A mais profunda raiz conhecida foi a de um pinheiro que crescia em solo arenoso, altamente poroso; penetrou no solo até cerca de 6,5 metros.
"Essa árvore cresce 40 cm no primeiro ano e, a partir do segundo ano de cultivo, ela passa a crescer 60 cm por ano.
Raiz: Profunda. Caule: Tronco retilíneo com casca rugosa, pardo-acinzentada. Copa: Piramidal; sem poda, os galho surgem próximos da base; sombreamento denso. Folha: Simples, elíptica, ovalada, com 15 a 38 cm de comprimento por 7 a 20 cm de largura.
A árvore do jambo-vermelho pode alcançar até 20 metros de altura e possui forma piramidal com folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes. O jambeiro-vermelho tem sua floração de agosto a fevereiro, com frutificação de janeiro a maio, mas não é raro encontrarmos árvores frutificando fora desse período.
As plantas oriundas de sementes começam a frutificar a partir do quarto ano, entrando em produção comercial do sexto ano em diante. O jambeiro produz durante mais de 20 anos, com média de 10 kg de frutos por árvore e a colheita normalmente se dá a partir de novembro.
A propagação se dá por sementes. Pode produzir por mais de 20 anos. Frutifica de janeiro a maio.
Árvore de porte mediano, de até 20 m de altura, de copa piramidal, densamente ramificada já desde 1,5-2,0 de altura. tronco reto, de casca clara.