Fluxo real: representa os bens e serviços ofertados pelas empresas para as famílias, que por sua vez são custeados pelos fatores de produção. Fluxo monetário: representa o dinheiro que circula como renda para as famílias e receita para as empresas, na direção contrária dos bens e serviços.
Fluxo de Mercadorias é toda e qualquer movimentação de materiais existentes em um plano logístico, de uma plataforma indústrial, que vai desde a aquisição de matérias-primas até a chegada do produto acabado.
Modais de transporte de cargas: Aéreo É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega.
Para Ballou (1995), devido ao fato do transporte ferroviário oferecer seus próprios O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional, com a utilização de navios cargueiros com capacidade média de carga em torno de 21.
Dentre os transportes aquáticos (fluvial, lacustre e marítimo), o transporte fluvial é o mais frequente no país, que conta com 16 hidrovias e 20 portos fluviais, sendo mais usado na região norte, tanto para o transporte de mercadorias quanto para o de pessoas.
transporte hidroviário
Outro meio comum de locomoção nos centros urbanos é o transporte público. Nessa categoria existe uma grande variedade de opções: ônibus, trens, bondes, barcos e balsas são alguns dos veículos que podem ser disponibilizados dependendo do tamanho, das necessidades e da geografia do local.