Uma erupção vulcânica ocorre quando o magma acumulado sob a crosta terrestre exerce tamanha pressão que precisa ser expelido. Mas por que há erupções mais ou menos violentas e com lava de consistências diferentes?
Normalmente, se um vulcão entrou em erupção pela menos uma vez nos últimos 10.
A diferença é que o vulcão extinto é aquele que não possui mais atividade em seu interior,ou seja, ele não vai mais entrar em erupção no futuro. E o vulcão adormecido é aquele que parou de expelir magma durante um tempo,porém ele pode entrar em erupção novamente no futuro.
No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. ... Também ocorreram na região amazônica derramamentos basálticos de origem vulcânica, no passado geológico brasileiro.
O Brasil não está perto de bordas das placas tectônicas, ele se encontra no meio dela. As bordas das placas tectônicas quando atritam uma na outra, faz com que haja terremotos e que o magma do centro da Terra vaze para fora, formando os vulcões. No meio da placa tectônica, a possibilidade disso ocorrer é mínima.
No Brasil não existe desastres naturais porque está situado numa região geográfica que não favorece ocorrência de fenômenos como vulcões, ciclones, furacões, tsunamis, etc. ... No Brasil ocorrem fenômenos como erosões e inundações.
Desastres naturais no Brasil A maioria dos desastres no Brasil (cerca de 80%) está intimamente relacionada às instabilidades atmosféricas, responsáveis pelo desenvolvimento dos desastres naturais, dos quais estão as inundações, vendavais, tornados, granizos e deslizamentos de terra.
Conheça: Top 10 países mais seguros em desastres Naturais
Um desastre natural ocorre quando um evento físico muito perigoso (tal como um sismo, desabamento, furacão, inundação, incêndio ou algum dos outros fenômenos naturais listados abaixo) provoca diretamente ou indiretamente danos à propriedade,ou faz um grande número de vítimas, ou ambas.
Como fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais, pode-se citar: ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, endemias, epidemias, pandemias, erosão, erupção vulcânica, ciclone tropical (furacão, tufão), incêndio florestal, inundação, queda de meteoro, tempestades (gelo, granizo, raios), tornado, ...