Confederação do Equador foi um movimento revolucionário ocorrido em 1824 na região Nordeste do Brasil. O objetivo da revolta era lutar contra o processo de escravatura, instaurar uma nova Constituição isonômica e trazer autonomia à organização político-administrativa da época.
Pedro I, presente na Constituição de 1824; - Descontentamento com a influência portuguesa na vida política do Brasil, mesmo após a independência; ... Pedro I indicou um governador de sua confiança para a província: Francisco Paes Barreto. Este conflito político foi o estopim da revolta.
A região de Minas Gerais produzia muito ouro no século XVIII. A coroa portuguesa aumentou muito a cobrança de impostos na região. ... Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas. Quem fosse pego desrespeitando as leis portuguesas era preso e recebia uma grave punição (degredo para a África era a principal).
Os motivos da Confederação do Equador eram o desejo da parte de Simon Bolívar e seus apoiadores de após a libertação da América Espanhola, criar uma confederação que resultasse no surgimento de uma grande potência na América. ... Porém os opositores de Bolívar o exilaram e dividiram o território.
O fator motivador da Confederação do Equador foi a dissolução da Assembleia Constituinte, cujo objetivo era elaborar uma Constituição liberal, que limitasse os poderes do imperador.