Trabalhos acadêmicos: como fazer uma boa introdução?
Para a ABNT uma introdução correta deve ter:
– O primeiro parágrafo com uma (no mínimo), duas ou três frases (no máximo) deve dissertar sobre a importância e relevância (cientifica e/ou pra sociedade) do estudo/pesquisa que se pretende fazer de modo geral e/ou para a localidade/região; Neste primeiro parágrafo deve-se evitar colocar referência bibliográfica, ou ...
Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. ... Além de atuar na orientação da construção de textos a partir do material da pesquisa, o professor deve ensinar como retirar as partes mais importantes do conteúdo pesquisado.
Uma pessoa que investiga os processos de transformação, sejam eles sociais, econômicos, humanos ou químicos, e a partir dessa investigação constrói conhecimentos que são essenciais para o desenvolvimento de uma nação.
A pesquisa é uma ferramenta para a educação escolar, pois ao apropriar-se de conhecimentos, o educando prepara-se para intervir de forma competente, crítica e inovadora, na sociedade em que está inserido.
A pesquisa científica é uma parte importantíssima no desenvolvimento de um aluno. Através dela você pode aprender um contexto mais amplo da área, acrescentar pontos que não conseguem ser explicados numa sala de aula convencional, dá mais riqueza e versatilidades aos temas já conhecidos. Ou seja, pesquisa é top.
É justamente a partir desse período que começa a se consolidar e a se difundir a importância da pesquisa em saúde, não só com o objetivo curativo de doenças, mas também de prevenção e promoção à saúde, provendo ao indivíduo e à sociedade meios para a melhoria da qualidade de vida da população.
A pesquisa cientifica contribui para o desenvolvimento do aluno, preparando-o, de forma qualificada, para o mercado de trabalho. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi verificar a percepção dos discentes quanto a relevância da produção científica na sua formação acadêmica e profissional.
De acordo com a Diretriz Curricular do Curso de Pedagogia – DCN (2006), a pesquisa é central para a formação do pedagogo, pois esta implicará que o graduando através da coleta de dados, da entrevista, da observação, da análise e da investigação conheça a escola como um ambiente que, além de proporcionar o aprendizado, ...
A pesquisa torna-se um elemento de construção de conhecimento. ... Assim, a pesquisa intenta formar sujeitos curiosos acerca do que se passa no mundo, assim, por meio dessa busca, o conhecimento será construído pelo próprio educando.
A Pesquisa permite a construção e reconstrução do conhecimento e possibilita a abertura de trincheiras no ramo da Ciência. ... As instituições, ao incentivarem a articulação do ensino, pesquisa e extensão, não só contribuem para a formação de profissionais que a sociedade valoriza, bem como professores mais preparados.
A pesquisa gera a produção de conhecimento, visto que para se chegar a resolução de problemas oriundos na pesquisa deve-se desenvolver a produção de conhecimento.
Especificamente, temos a pesquisa científica, definida como uma atividade desenvolvida por investigadores, visando a novas descobertas e contribuindo, assim, para a qualidade da vida intelectual.
O que é pesquisa científica Antes de mais nada, é importante dizer que a pesquisa científica é o estudo realizado a partir de dados e resultados mensuráveis e comprovados cientificamente.
Ao fazer o projeto, o pesquisador lança suas ideias, prevê etapas do trabalho e define o que deverá ser feito. O projeto de pesquisa é importante para a realização de uma pesquisa científica, pois sem ele o trabalho de pesquisadores será desorientado, inseguro e redundante com desperdício de esforços e recursos.
Segundo o CNPq, a Iniciação Científica significa mais do que o início da formação de pesquisadores, mas sim a de melhores profissionais em qualquer área de atuação. Isso porque o programa proporciona ao estudante um grande aprofundamento em uma área de conhecimento.
Um projeto de Iniciação Científica é uma excelente estratégia para que os estudantes busquem e ampliem o conhecimento por si próprios. ... Sendo um instrumento de aprendizagem adicional, o projeto pode ser realizado no mesmo período da graduação, atuando positivamente sobre o desenvolvimento acadêmico dos alunos.
A Iniciação Científica é a primeira fase da carreira científica da vida do aluno, pois durante a Iniciação Científica o aluno aprende a montar o trabalho, organizar o trabalho, como editar, pode apresentar em eventos o projeto, sistematizar ideias, referências bibliográficas e adquirir experiência.