Uma pessoa com fenilcetonúria tem alteração na função de uma enzima específica para processar o aminoácido fenilalanina. Assim, qualquer alimento que contenha fenilalanina não pode ser metabolizado corretamente e ela se acumula no organismo, causando problemas no cérebro e em outros órgãos.
Quando a pessoa ingere alimentos ricos nesse aminoácido, este começa a acumular na corrente sanguínea e passa a ser tóxica, interferindo no desenvolvimento e maturação do sistema nervoso e produzindo lesões irreversíveis a nível neurológico, como retardo mental e microcefalia.
Carnes, laticínios, derivados da soja, leguminosas e sementes constituem as melhores fontes naturais de treonina.
Alimentos como carne de porco, frango e bovina, além de peixes como salmão, mero, atum e sardinha são ricos em isoleucina, valina, leucina, fenilalanina, treonina, metionina, histidina e lisina. Frango, peru, coelho e peixes como salmão, sardinha, vieira, medo, bacalhau e atum são ricos em triptofano.
Treonina: Treonina é uma parte principal das proteínas estruturais, como colágeno e elastina, que são importantes componentes da pele e do tecido conjuntivo. Ela também desempenha um papel no metabolismo da gordura e na função imunológica.
Alguns alimentos ricos em valina, leucina e isoleucina são:
No entanto, por exemplo, 15 gramas de proteína de ovo proporcionam 1341 mg de leucina, 837 mg de isoleucina e 1096 mg de valina. Além disso, estas proteínas podem ser utilizadas como fonte de energia, na produção de hormonas e de enzimas.
Verificado por especialistas. Tecnicamente é um produto animal. O ovo é uma célula, que pode ou não estar fecundada, sendo um zigoto, se for fecundada, ou um gameta, se não for.