À toa, sem hífen, é uma locução adverbial que significa ao acaso, inutilmente, sem fundamento, impensadamente, sem motivo. É muito utilizada para indicar uma pessoa que está não está fazendo nada, que não tem nada para fazer. Você pode vir agora mesmo porque eu estou à toa aqui em casa.
Não foi à toa que foi a escolhida. Sem um motivo útil: 2 inutilmente, para nada, em vão, desnecessariamente.
A única forma de se escrever essa palavra é à toa, separado e com crase no “a”. Antigamente, a palavra era grafada com hífen (“à-toa”), mas isso foi eliminado com as mudanças trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico de 2009.
Atualmente, a única maneira de escrever o termo é à toa (com crase e sem hífen), com duas funções. A primeira é de locução adverbial que significa ao acaso, ao léu, sem rumo, inutilmente. Já a segunda função é de adjetivo usado para se referir a algo ou alguém desimportante ou desocupado.
À toa: Por ser uma locução feminina, deve haver o uso do acento grave: andar à toa, passar o dia à toa, reclamar à toa. ... Caso indique hora, a expressão “à uma” será classificada como locução adverbial feminina e deverá fazer o uso do acento indicativo de crase: “À uma hora, esteja conosco na videoconferência.”
A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo": Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.