As três formas mais comuns de plantar cebola orgânica são: por sementes em semeadura direta, semeadura indireta com transplante de mudas ou com a produção de pequenos bulbos. A semeadura direta é feita diretamente nos canteiros definitivos com distância de 10 cm entre si em sulcos de 1 a 2 cm de profundidade.
Para plantar cebola no vaso é indicado que eles tenham 15 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Não é muito fácil encontrar vasos com essa metragem, por isso uma das opções é utilizar uma banheira de plástico para fazer o plantio.
Para reproduzir a cebola pelo bulbo basta replantar a base de toda cebola que você for usar no refogado – quero dizer, corte fora a parte de baixo de cada bulbo, de onde saem as raízes, e enterre na terra – fértil, aerada e úmida – regando até que comece a brotar.
A terra não deve ser muito densa, e ao mesmo tempo não pode ser muito arenosa....Preparação
Essas condições ocorrem nessa ordem no Brasil entre março e outubro. Tabela 2. Recomendação de épocas de plantio para o alho em função da altitude para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Sul o plantio é feito a partir de maio estendendo-se até julho.
Plantio de alho: passo a passo
três dias
lua minguante
Cebolas germinados são perfeitamente utilizáveis e mesmo os brotos podem ser utilizados. As cebolas que produzem brotos perdem um pouco do sabor acentuado e deixam de ter um sabor tão forte quanto as cebolas não-germinadas.
A cebola também deve estar firme: apertando sua extremidade superior com o polegar, se a cebola estiver “fofa” isso significa que está estragada. Se ao cortar uma cebola ao meio, verificar que o centro dela está escurecido e viscoso, isso também indica deterioração e a cebola não deve ser consumida.
Cenoura, cebola e alho não são perigosos quando brotam, mas usam suas reservas de açúcar para fazer o broto. Eles descem muito rápido e ficam emborrachados e inutilizáveis. Sempre que brotam alho ou cebola, eu apenas os planto e uso os verdes.
Na geladeira, a temperatura baixa e umidade transformam o amido em açúcares, o que resulta em uma cebola murcha muito mais rapidamente do que se ela ficasse fora da geladeira. Além disso, a cebola pode deixar todo o conteúdo da sua geladeira com um cheiro nada agradável!
Depois de cortada, o vegetal deve ser armazenado na geladeira em um pote fechado e deve ser consumido, no máximo, 2 dias. Depois desse período, ela começa a ficar com um cheiro ruim. Quer que ela dure mais? Pique a cebola e misture com sal e azeite: isso vai fazer com que ela dure cerca de 5 dias na geladeira.
E mais, como você já deve saber, elas também deixam um cheiro desagradável no seu refrigerador e fazem tudo ficar com cheiro ou gosto de cebolas. Em vez disso, mantenha as suas cebolas, vermelhas ou brancas, no saco de malha em que vieram, ou em uma bacia, em um lugar seco, fresco e ventilado em sua despensa.
Cebola absorve bactéria. E essa é a razão pela qual elas são tão boas em nos impedir de pegar gripes e resfriados. Por essa razão, não devemos devemos comer uma cebola que esteja descansando por um tempo depois de cortada. Restos de cebola são venenosos.
A cebola se tornou popularmente conhecida como um "imã" de vírus e bactérias, funcionando como um descongestionante natural. Por isso, muitas mães e pais passaram a colocá-la cortada no quarto dos seus filhos resfriados durante a noite para que eles tenham um sono mais tranquilo.
A cebola não atrai bactérias e vírus, mas ela pode ser usada como um bom aliado em tratamentos caseiros para resfriados. Chás de cebola, alho, gengibre e manjericão, por exemplo, auxiliam a aliviar gripes.
Coma, diariamente, meia cebola média crua. Essa é a melhor forma de ingerir a hortaliça porque parte de seus nutrientes se perde quando ela é cozida. Mas atenção: em excesso, a cebola dá gases. Ela pode causar também cólicas em bebês que estão em fase de amamentação.
O fator lacrimogêneo (LF) também é responsável pela sensação de queimação na boca quando a cebola é ingerida crua. Essa sensação é reduzida ou eliminada pelo cozimento, mas ele também diminui a quantidade de antioxidantes.
A cebola é rica em minerais que contribuem na melhora da circulação sanguínea. Sem esquecer que a quercetina também melhora o fluxo sanguíneo, diminuindo o risco de trombose. “Ela ajuda na prevenção da formação de coágulos, deixando o sangue mais fluido. Consequentemente, isso melhora a circulação”, esclarece Cynthya.
Matar bactérias e germes: Cebolas têm benefícios antivirais e antibacterianos muito fortes! Limpar o ar: Cebola em torno de seus pés vão purificar o ar e manter seus pés cheiro melhor e livre de toxinas e produtos químicos fora de seus pés durante o sono.
O suco de cebola usado de qualquer maneira se torna um excelente aliado para o nosso corpo, pois possui uma poderosa força diurética, além de atuar como antibiótico e também ajuda na purificação.
Veja abaixo os 15 problemas de saúde que, segundo o doutor, podem ser solucionados com o consumo da cebola no vinagre com mel:
Modo de Preparação – Deixe a cebola em repouso por 30 minutos. – Coloque as fatias de cebola num frasco de vidro e junte a pitada de sal. – Acrescente também 2 c. de sopa (rasas) com mel puro. – Depois, cubra a cebola com vinagre.